[R-br] dúvida function fts to create functional time series objects

carlos pombo sonderblohm c.sonderblohm em gmail.com
Quarta Abril 4 12:15:40 BRT 2012

Caros colegas,

Estou a tentar fazer uns graficos de series temporais com a libraria
rainbow, a qual precisa de ter os dados arranjados numa functional time
series (FTS). Eu ja sei transformar os dados numa ts normal, mas agora
gostaria de mostrar todo num só gráfico com esta libraria rainbow:

1.- o comportamento da serie temporal por meses (no eixo x) dos diferentes
barcos a longo dos anos,

2.- o comportamento dos desembarques por portos de desembarque,

3.- simplesmente os desembarques mensais por ano para todos os barcos e
portos juntos (diferentes cores para cada ano).

Os dados que tenho, ficheiro OCTOPUS.csv,  são desembarques em kilogramos
(QVENDA) de polvo, em preço (QVALOR, €), porto de desembarque (IPORTO),
codigo de cada embarcação (CodEmbarc), DAY, MONTH, YEAR. Realmente não
consigo perceber a ficheiro de ajuda quando escrevo ?fts,

alguma ajuda disponivel?

data=
 http://www.datafilehost.com/download-5bbb581a.html

obrigado pelo tempo disponivel,

Carlos
--
Carlos A. Pombo Sonderblohm
PhD Student on Marine Science (Fisheries)