[R-br] Simulação de dados de um modelo linear

Greice Laureano greice.laureano em gmail.com
Quinta Setembro 22 09:07:04 BRT 2011

Bom dia,

Tenho uma duvida a respeito de uma simulação de um modelo linear Two-way com
os efeitos fatorias aleatorios (sujeito, aferidor e interação)

A questão é: Quero gerar vários bancos de dados (y)  para realizar a
simulação de diversos métodos de estimação para o coeficiente de correlação
intraclasse.

Eu gerei os efeitos fatoriais uma vez e a partir dessa geração geramos os y
do modelo linear... Minha dúvida é se preciso gerar os efeitos fatoriais
novamente a cada vez que gero um y ou se posso fazer como disse
anteriormente, minha maior preocupação é perder informação dos efeitos
fatorias
ao gerar os mesmos a cada vez que montar um banco de dados!!!

Obrigado!
Saudações
Greice.

Abaixo esta o programa no R

# Tamanho de amostra
n.af=2
n.suj=29
rep=3
repl=5
ntot=174

var.af=0.915544
var.sj=51.987741
var.sjaf=1.215483
var.erro=0.8563
theta = -1.24795

### Dados

sujeito = rep(1:n.suj,each=(n.af*rep))
aferidor = rep(rep(1:n.af,each=rep),n.suj)
interacao = rep(1:(n.af*n.suj),each=rep)

### Efeitos aleatórios

set.seed(123)

ef.aferidor = rnorm(n.af,0,sqrt(var.af))
ef.sujeito = rnorm(n.suj,0,sqrt(var.sj))
ef.inter = rnorm((n.suj*n.af),0,sqrt(var.sjaf))

ef.suj.rep = rep(ef.sujeito,each=(n.af*rep))
ef.af.rep = rep(rep(ef.aferidor,each=rep),n.suj)
ef.inter.rep = rep(ef.inter,each=rep)

### modelo linear

media = theta + ef.suj.rep + ef.af.rep + ef.inter.rep

### Geração dos dados ####

y = replicate(repl,rnorm(ntot,media,sqrt(var.erro)))