[R-br] coeficiente AC1 de concordancia entre observações - os que dominam SAS ou VBA podem ajudar

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Terça Setembro 13 00:16:49 BRT 2011

Amigos de R,

Estou interessado em estimar medidas de concordancia de sinais e sintomas de
uma doença que foram medidos por dois observadores. Acontece que alguns
dados que eu tenho são muito desviados ou com prevalencia do evento muito
pequena o que causa problemas com o Kappa.

>kap.2.raters(ecg$Q15.E1,ecg$Q15.E2)
          rater2
rater1     Sim Não Ignorado
  Sim        0   1        0
  Não        0 304        0
  Ignorado   0   0        0

Observed agreement = 99.67 %
Expected agreement = 99.67 %
Kappa = 0

Depois de fuçar por ai um pouco, achei esse texto aqui que talvez me ajude:

http://www.agreestat.com/research_papers/bjmsp2008_interrater.pdf

O desenvolvedor fez uma planilha em excel e disponibilizou aqui:

http://www.agreestat.com/agreestat.html.

Baixei a planilha do amigo mas nao consegui fazer funcionar de jeito algum
(windows 7 home e Excel 2003 - macros habilitados) . No entanto, percebi que
o amigo tambem disponibilizou alguns macros em SAS que estão no mesmo site.

Fucei mais um pouco e descobri dois sujeitos que perguntaram por essa função
na lista do R no ano passado mas sem resposta. Então tudo indica que essa
função não exite disponível em R.

Então estou apelando para os super usuarios da lista que tambem conhecem
SAS, se poderiam ajudar a traduzir essa função do SAS para R?!??!

Ou se alguem puder fazer funcionar a planilha em excel ou dar uma dica de
como desproteger a planilha pra eu poder olhar os códigos está valendo.

Se não puder eu agradeço assim mesmo. ;-)
,

Abraço forte e que a força esteja com você,

Dr. Pedro Emmanuel A. A. do Brasil
Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas
Fundação Oswaldo Cruz
Rio de Janeiro - Brasil
Av. Brasil 4365,
CEP 21040-360,