[R-br] amostras aleatorias de um dataframe

Samuel Carvalho samukajm em yahoo.com.br
Sábado Outubro 29 15:41:03 BRST 2011

Caros,
Boa tarde,Alguem tem alguma dica para fazer amostras aleatorias de um conjunto de dados agrupado por parcela?
Segue um #RCMR de exemplo
dados <- data.frame(parcela = rep(1:5,each=5), obs=rep(1:5,5), y=rnorm(25), z=rnorm(25))
dados
a idéia é que sejam retiradas amostras aleatorias deste conjunto. Segue um exemplo de um código sugerido pelo Ivan, valeu Ivan
amostras <- list()
for(i in 1:5){
  amostras[[i]] <- apply(subset(dados,parcela==i),2,function(x) sample(x,3,replace=F))
}
amostras
tmp <- as.data.frame(rbind(amostras[[1]],amostras[[2]],amostras[[3]],amostras[[4]],amostras[[5]]))
tmp #Problema aqui é inserir uma a uma. Neste caso tenho cinco parcelas daí fica tranquilo mas a base que estou usando tem mais de 9mil, enfim

Grande abraço e bom fds a todos

Samuel P. C. Carvalho
Mestre em Ciências Florestais [UFLA]
Doutorando em Recursos Florestais [ESALQ/USP]