[R-br] RODBC - odbcConnect

Cleber N.Borges klebyn em yahoo.com.br
Quarta Outubro 26 17:16:49 BRST 2011

não sei usar banco de dados muito bem (to no nivel bem iniciante),
mas como eu uso o windão e dias atras eu esbarrei no tal do ODBC...
então vou dar um pitaco na esperança de que te ajude em alguma coisa...

[ no winXP ]
vá no Painel de Controle -> Ferramentas Administrativas
lá tem um Icone nomeado como 'Fonte de dados (ODBC)'

eu fiz o download do seu arquivo pelo link que passou e coloquei no meu
desktop...

com a caixa de dialogo do ODBC, tem uma aba com titulo: 'Fonte de dados
do sistema'
nesse frame/janelinha, tem um botão com o seguinte rotulo: 'Adicionar'
para seu deleite (hehehehehe) tem opção desse tal fulano Paradox por lá
(vai saber que diabos é isso!...), então escolha isso.
Em seguida vai abrir outra caixa de dialogo (janelinha)
pedindo um nome para essa conexão, invente um de seu agrado, eu aqui
chamei de paradox, tem um campo para colocar um descrição (ao seu gosto),
desmarque o botção de checagem (check button) que diz: 'Usar pasta atual'.
Você precisa desmarcar essa opção para poder navegar até a pasta que
está o arquivo .db.
( no meu caso, navegar até o desktop).

no R, eu usei os comandos:

 > library(OBDC)
 > db <- odbcConnect(dsn='paradox')
 > class(db)
[1] "RODBC"
 > db
RODBC Connection 2
Details:
   case=nochange
   DSN=paradox
   DefaultDir=C:\DOCUMENTS AND SETTINGS\CLEBER.PINKFLOYD\DESKTOP
   DriverId=538
   FIL=Paradox 5.X
   MaxBufferSize=2048
   PageTimeout=5

Não deu nenhum sinal de erro! kkkkkkkkkkkkkkkkk

Não sei se isso estabelece uma conexão! TO CHUTANDO QUE SIM...

fiz um teste bem idiota, com uma string qualquer!  (sting 'teste' pq sei
que não existe
nenhum dsn com esse nome)
e daí dá erro dizendo que não tem conexão

 > db2 <- odbcConnect(dsn='teste')
Warning messages:
1: In odbcDriverConnect("DSN=teste") :
   [RODBC] ERROR: state IM002, code 0, message [Microsoft][ODBC Driver
Manager] Nome da fonte de dados não encontrado e nenhum driver padrão
especificado
2: In odbcDriverConnect("DSN=teste") : ODBC connection failed

o resto é saber usar a library(RODBC), coisa que eu não sei...

parece que precisar saber a estrutura do banco, eu tentei ver o help
da função *sqlQuery*
e usar o comando:

 > sqlQuery(channel=db, query='show databases')
[1] "42000 -3500 [Microsoft][Driver ODBC para Paradox] Instrução SQL
inválida. 'DELETE', 'INSERT', 'PROCEDURE', 'SELECT' ou 'UPDATE' esperado."
[2] "[RODBC] ERROR: Could not SQLExecDirect 'show databases'"

somente com esses 5 comandos sql, eu não sei explorar seu arquivo

se não ajudar, pço desculpas pela minha ingenuidade...

qdo achar o caminho das pedras, sugiro compartilhar o resultado

t+
cleber