[R-br] Comparações Múltiplas em GLM

Edson Lira edinhoestat em yahoo.com.br
Quarta Outubro 26 10:33:17 BRST 2011

Danilo, caso o seus dados não atenda as pressuposições,tem um teste não paramétrico que faz teste de médias. Veja o exemplo abaixo do pacote agricolae.

Não esqueça de instalar o pacote agricolae

library(agricolae)

?kruskal

data(corn)
attach(corn)
str(corn)
comparison<-kruskal(observation,method,group=TRUE, main="corn")
detach(corn)

No caso da homogeneidade da variância no pacote MASS tem a transformação de BOXCOX que é muito usada.

#Examples
?boxcox
require(MASS)
boxcox(Volume ~ log(Height) + log(Girth), data = trees,
       lambda = seq(-0.25, 0.25, length = 10))

boxcox(Days+1 ~ Eth*Sex*Age*Lrn, data = quine,
       lambda = seq(-0.05, 0.45, len = 20))

 []'s.
Edson Lira
Estatístico