[R-br] Comparações Múltiplas em GLM

Danilo Scorzoni Ré danilo.scorzoni em gmail.com
Quarta Outubro 26 10:11:06 BRST 2011

Bom dia a todos,

É a primeira vez que envio para essa lista e, ainda por cima, é um assunto
que eu já vi comentarem por aqui, mas não tenho mais o e-mail (e não
encontrei nenhum local na web que dê pra acessar as mensagens já
enviadas...), mas meu problema é o seguinte.

Estou analisando um conjunto de dados de um delineamento casualizado em
blocos em duas áreas distintas. A primeira questão é que esse experimento
está instalado com o mesmo delineamento em duas áreas distintas e gostaria
de avaliar o efeito da área. Segundo o livro do Pimentel-Gomes, eu preciso
checar a homogeneidade de variâncias antes de proceder a análise usual, usei
então um teste de Bartlett e um de Levenne. Em ambos, a hipótese nula não
foi rejeitada, ou seja, não tenho evidência de que as variâncias sejam
heterogêneas. Porém, dada a natureza dos dados, não acho que seja isso
(proporções de variâncias entre a menor e a maior estão acima de 7). Dessa
forma, procedi a análise através do GLM com resposta com distribuição Gama.
Consegui um bom ajuste com boa análise de resíduos. A minha dúvida agora é:
como fazer comparações múltiplas usando o GLM? Sei que o Tukey pressupõe
modelos paramétricos, mas não me recordo se ele precisa pressupor
distribuição normal.

Desde já agradeço a atenção de todos e desculpe pelo texto extenso.

Um abraço,

--
Danilo Scorzoni Ré
Engenheiro Florestal