[R-br] Gráficos no R ou Gnu Plot

Fernando Colugnati fernando em ipti.org.br
Terça Outubro 25 23:09:25 BRST 2011

Não devemos perpetuar práticas mesmo, e na estatística temos muitas práticas
ruins sendo perpetuadas que não dizem respeito a como editar ou fazer um
gráfico para que mais pessoas utilizem. Temos a horrível prática do uso do
p-valor como oráculo, de testes de hipótese que testam hipóteses erradas,
modelos enviesados, etc, etc...com isso perco o sono, fico angustiado
etc...(e revistas de áreas usuárias da estatística pedem essas coisas, assim
como pedem arquivos em xls...isso sim é o fim da picada). Com os gráficos em
excel eu já realmente relaxei e passei a ter mais tempo pra estas outras
questões! Há pouco tempo um cara morreu de cancer tentando mudar o
mercado...e não conseguiu um grande sucesso neste quesito (mas em outros,
temos de concordar)!
Abs

Em 25 de outubro de 2011 21:29, Eder David Borges da Silva <eder em leg.ufpr.br
> escreveu:

> Pessoal,
> Este tópico é interessante é assim como o Pedro sei como é difícil
> utilizar um software que só você usar (R) dentro de uma empresa que só
> utilizar pacote office (E na maioria das vezes não desfrutando das
> poucas facilidades que eles te ajudam), tenho seguido a seguinte
> filosofia, não gostou do gráfico faça você!! com seu pacote preferido.
> Em minha análise eu creio que as pessoas de modo geral perder 50% do
> seu tempo "enfrufruzando" tabelas, gráficos  e mapas de um relatório,
> [...]

Fernando A.B. Colugnati
Pesquisador Associado

Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação - IPTI
Tel. 55 11 8704-9812
www.ipti.org.br
fernando em ipti.org.br