[R-br] Gráficos no R ou Gnu Plot

Benilton Carvalho beniltoncarvalho em gmail.com
Terça Outubro 25 12:09:57 BRST 2011

Pedro, acredite, se vc quiser comunicar efetivamente usando um gráfico 3d,
vc precisa usar um objeto 3d para isso. Se vc vai fazer um gráfico 3d p
imprimir numa pagina 2d, vc perde o beneficio da tri-dimensionalidade.

Com vc concordando ou não, a biologia é a mesma para todo mundo: nossos
olhos se enganam com projeções de objetos 3d num plano 2d. E a utilidade de
gráficos 3d usando recursos comuns como papel e projeção de imagens
estáticas é apenas maximizar a razão tinta:informação.

Mas a solução está dada, se vc quiser eyecandy, vc precisará usar ou
soluções externas ou pacotes como rgl.

Fica uma proposta p usuários de gráficos 3d: mostre-me um gráfico 3d que não
possa ser representado efetivamente usando um gráfico 2d e eu me proponho a
fazer um material ou qq coisa como webminar discutindo soluções que uso para
aplicação de computação paralela potencialmente combinada com o uso de
conjuntos de dados muito grandes.

Successful people ask better questions, and as a result, they get better
answers. (Tony Robbins)