[R-br] Regressão polinomial. Uma discussão teórica!

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Segunda Outubro 24 09:58:20 BRST 2011

Ivan,

Eu dificilmente perco tempo tentando interpretar parâmetros de um modelo
polinômial de grau maior ou igual à 2. Isso mesmo, quadrático eu já nem olho
para os valores estimados. Só olho para o sinal do termos quadrado que
indica a concavidade. Qualquer esforço de interpretação a partir daí eu acho
disperdício. Eu prefiro fazer a predição com bandas de confiança e a fazer
uma discussão "intervalar".

Quando ao modelo cúbico, penso que na maioria das vezes ele seja uma
aproximação local para uma curva sigmóide (típicas em estudos de crescimento
biológico). Como temos diversas maneiras de ajustar e diversos modelos com
padrão sigmóide, vou direto para um modelo de regressão não linear. É
difícil imaginar/justificar um fenômeno que função descresça (cresça),
alcançe o mínimo (máximo), cresça (descareça), alcance o máximo (mínimo) e
volte a decrescer (crescer) [padrão polinômio cúbico]. Exergo como uma
simoidal (que não tem os pontos de mínimo e máximo) ou uma trigonométrica em
termos de senos ou cosenos (sazonal).

A media que o tempo passa, desaconselho mais e mais o uso de polinômios e
estimulo à adoção de um modelo não linear.

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
twitter: @walmeszeviani