[R-br] Strings

Rodrigo Sant'Ana rodrigo.gringo em gmail.com
Segunda Outubro 17 16:21:50 BRST 2011

Caros Companheiros da R-BR,

  estou com um problema, que provavelmente, seja muito simples de resolver.
Mas confesso, já quebrei a cabeça para resolver e num consegui chegar ao
resultado que desejo. Abaixo, tento replicar meu problema para que vocês
possam me ajudar! Muito obrigado pela atenção de todos!

# Eis uma réplica simplificada da base de dados!
dados <- data.frame(municipio = c("A", "B", "C", "D", "E"), pesc.emb =
c("PESCADOR JOAO","EMBARCACAO ZE","PESCADOR FELIPE","EMBARCACAO AMARGURA
II","EMBARCACAO STAR"))

dados
  municipio               pesc.emb
1         A          PESCADOR JOAO
2         B          EMBARCACAO ZE
3         C        PESCADOR FELIPE
4         D EMBARCACAO AMARGURA II
5         E         EMBACACAO STAR

# Preciso criar uma coluna classificando a informação da linha em "PESCADOR"
ou "EMBARCACAO", ou seja, preciso extrair a string "PESCADOR" ou
"EMBARCACAO" da coluna pesc.emb. Já tentei utilizar todas as funções do
pacote stringr, porém não obtive exito, pois preciso ambos na mesma coluna.

library(stringr)

dados$classify <- str_extract(dados$pesc.emb, "PESCADOR")
dados$classify2 <- str_extract(dados$pesc.emb, "EMBARCACAO")
dados
  municipio               pesc.emb                     classify
classify2
1         A          PESCADOR JOAO           PESCADOR           <NA>
2         B          EMBARCACAO ZE                <NA>          EMBARCACAO
3         C        PESCADOR FELIPE          PESCADOR          <NA>
4         D EMBARCACAO AMARGURA II       <NA>          EMBARCACAO
5         E        EMBARCACAO STAR             <NA>          EMBARCACAO

sei que pode parecer simples, mas estou enfrentando dificuldades em
solucionar este problema.

Fico super agradecido pela atenção de todos,

abs