[R-br] correlação de Spearman e respectiva linha no grafico

Pedro Emmanuel Alvarenga Americano do Brasil emmanuel.brasil em gmail.com
Segunda Novembro 28 11:33:24 BRST 2011

Cesar e Walmes,

Obrigado pelas respostas. Não conheço nenhuma teoria que permita isso. O
que ocorre é que eu lembro de muitos anos atras quando fui iniciado em
estatística, e estava tentando transitar entre testes de hipóteses e
regressão linear, que Spearman poderia captar e representar relações não
totalmente lineares ao contrário do pearson. Recentemente um parceiro veio
conversar comigo, com um artigo na mão, mostrando uns resultados que ele
gostaria de reproduzir.

Tentei argumentar que não há necessidade de mostrar qualquer grafico para
decidir se há relação entre uma medida e outra, e que inclusive com tabelas
poderiamos mostar as relções com mais de uma medida como CICC. Mas o
parceiro insistiu e mostrou o texto, e no texto que não é totalmente
explicito diz que fez uma análise por spearman e coloca um grafico de
pontos com uma linha, mas nao diz como a linha no grafico foi gerada.

Acho que a ideia do lowess foi boa.

Abraço forte e que a força esteja com você,

Dr. Pedro Emmanuel A. A. do Brasil
Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas
Fundação Oswaldo Cruz
Rio de Janeiro - Brasil
Av. Brasil 4365,
CEP 21040-360,