[R-br] Versão R-2.14.0 no Ubunto

Daniel C Bezerra danielcbezerra em gmail.com
Sexta Novembro 25 13:57:16 BRST 2011

Olá Marlene (e quem estiver iniciando Ubuntu),

Já que vc está usando Ubuntu 10.04 seguem mais duas sugestões que podem te
ajudar:

Agora que vc instalou o repositório do R, vale à pena vc entrar em
Sistema>Administração>Gerenciador de Pacotes Synaptic e procurar por todo
os programas que tenham "r-cran" (sem aspas). Vc vai ver diversos pacotes
do R disponíveis.

Vale à pena instalar todos os pacotes que vc usa por ali (pelo menos da
primeira vez) pois isto aumentará a probabilidade de que todas as
dependências que os pacotes precisam para funcionar também sejam
instaladas.

Depois é só rodar no R:
update.packages(ask=F,dep=T,checkBuilt=T)
para que tudo seja atualizado.

Por fim, mesmo assim pode acontecer que ao tentar instalar um pacote vc não
consiga por falta de dependências. Por exemplo imagine que vc não esteja
conseguindo instalar o pacote rgl. Para solucionar esta questão basta rodar
no terminal:

sudo apt-get build-dep r-cran-rgl

Assim todas as dependências serão instaladas.

Abs,