[R-br] Ajuda para realizar post-hoc em Anova de Medidas repetidas.

Augusto Ribas ribas.aca em gmail.com
Terça Novembro 22 16:52:10 BRST 2011

Ola, pessoal eu estou apanhando aqui para conseguir realizar uma analise de
contrastes pra poder dizer que os resultados do Dia 1 são iguais do Dia 2,
ai so no Dia 3 começa a aumentar.
Eu vi um exemplo usando a função gls do pacote nlme, mas não consegui
reproduzir pra conseguir verificar o que falo acima.
Se alguém puder indicar um tutorial ou algum texto não muito complicado
sobre como avaliar contrastes para anova de medidas repetidas, muito me
ajudaria.

Segue um exemplo dos dados:

#Criandos dados
set.seed(1)
Resposta<-c(rnorm(20,2),rnorm(10,5),rnorm(20,5),rnorm(10,8))
Perigo<-rep(c("Baixo","Alto"),each=30)
Id<-c(rep(1:10,3),rep(11:20,3))
Dia<-rep(rep(1:3,each=10),2)
dados<-data.frame(cbind(Perigo,Dia,Id,Resposta))
dados$Resposta<-as.numeric(levels(dados$Resposta))[dados$Resposta]

#Olhando os dados com um grafico
str(dados)
library(lattice)
xyplot(Resposta~Dia|Perigo,data=dados, pch=16, col="black", cex=1.3,

 strip=strip.custom(bg="white"),type=c("p","a"),scale=list(tck=c(1,0),alternating=1))

#Anova de medidas repetidas
modelo<-aov(Resposta~Perigo*Dia+Error(Id),data=dados)
summary(modelo)

--
Grato
Augusto C. A. Ribas