[R-br] pacote colorout: agora com suporte a 256 cores e funcionando no Emacs

Jakson Alves de Aquino jalvesaq em gmail.com
Domingo Novembro 20 20:57:35 BRST 2011

2011/11/20 Fernando Mayer <fernandomayer em gmail.com>:
> coloquei essa linha no .Rprofile e testei. No terminal funciona bem.
> No Emacs está acontecendo isso:

>  [32mcharacter( [33m0 [32m) [0m

O seguinte comando no Emacs deve resolver:

M-x ansi-color-for-comint-mode-on

Eu gostaria de saber como fazer para esse comando ser aplicado
automaticamente. Ou seja, como colocá-lo no ~/.emacs?

Mas a ativação do colorout cria outro problema. A completação
automática de nomes de funções com a tecla Tab para de funcionar. Pelo
menos foi o que percebi aqui. Na verdade, não uso o Emacs, então, não
sei quais serão as outras consequências (se houver outras). Mas
ficarei grato se você ou outros usuários do Emacs puderem me informar
dos problemas que forem encontrando para que eu possa tentar resolver.

Uma observação: Eu criei o pacote porque uso o R através do Vim e a
única forma de rodar o R dentro de um buffer do Vim é problemática
(usando o plugin Conque Shell). Com o Vim, o R roda em um terminal
independente do editor e, por isso, o pacote colorout é realmente
útil. O Emacs tem capacidade de colorir o output do R, o que,
inclusive, ele já faz. Talvez exista alguma forma de configurar o ESS
para usar cores diferenciadas para todos os elementos coloridos pelo
colorout. No colorout, os elementos são:

   Texto enviado para stdout, com realce específico para strings,
   números e palavras-chave.

   Texto enviado para stderr, com realce diferenciado para de avisos,
   erros e demais mensagens.

O ESS somente realça strings e palavras-chave (NULL, NA, TRUE,
FALSE etc.).

--
Jakson Alves de Aquino
Universidade Federal do Ceará