[R-br] Pacotes não compatíveis com R 2.14

Benilton Carvalho beniltoncarvalho em gmail.com
Sexta Novembro 18 09:42:55 BRST 2011

Joia Carlos,

avise-nos caso ainda ocorram problemas.

Por sinal, uma sugestao: se possivel, evite instalar pacotes como
'root'. O motivo eh que nao eh incomum termos de instalar novos
pacotes ou atualizar alguns outros quando estamos jah dentro de uma
sessao do R... Dai' se os pacotes a serem atualizados tiverem sido
instalados por 'root', sua atualizacao falhara'.

Se, ao inves disso, voce instalar qualquer pacote adicional no seu
'home directory', voce podera' atualiza-los a qualquer momento sem a
necessidade de encerrar sua sessao e mudar para a conta de
super-usuario... Adicionalmente, usando esse meio, todos os seus
pacotes serao distribuidos de acordo com a versao do R que vc estiver
usando.

Por exemplo, suponha que voce (assim como eu) tenha diferentes versoes
do R instaladas no seu computador (por exemplo, eu mantenho versoes
antigas para comparar a reproducibilidade de artigos que produzo).
Entao, ao carregar o R-2.8.x, o meu R identifica a biblioteca
especifica daquela versao e usa os pacotes daquela biblioteca... Ao
carregar o R 2.14.0, ele identifica a mudanca de versao e usa a
biblioteca associada `aquela versao. Mesmo que os pacotes dentro das
bibliotecas sejam os mesmos, nao ha' confusao entre qual versao do
pacote X combina com a versao Y do R....