[R-br] Dúvida chisq.test

Lucas Barbosa lucasbcr em gmail.com
Quinta Novembro 17 17:14:11 BRST 2011

Rafael,

A distribuição (esperada) referente à hipótese nula é construída a partir
das somas das linhas e das colunas da sua tabela, a matriz m. A estatística
do teste -- qui-quadrado -- é a soma dos seis ( E[ i ] - m[ i ] ) ^ 2 / E[
i ], sendo que a matriz E tem a distribuição dos valores esperados
calculados a partir das marginais de m (sob hipótese nula de independência).

Repare no warning que apareceu. A qui-quadrado não é uma boa aproximação
para a distribuição da estatística do teste quando a tabela de contingência
tem zeros.