[R-br] Criando um processo de pontos sobre uma área regular

ASANTOS alexandresantosbr em yahoo.com.br
Quarta Novembro 16 12:38:20 BRST 2011

Boa tarde pessoal,

     Estou tentando criar um processo de pontos aleatório sobre uma área
regular representada por árvores regularmente espaçadas, sendo que o
processo de pontos só pode ocorrer onde não existam árvores e estou
quebrando a cabeça com isso, bom primeiro criei a área com as árvores:

require(plotrix)
##Cria o limite da área
limx<-c(2,2,20.5,20.5)
limy<-c(2,20.5,20.5,2)
plot(limx,limy)
lim=cbind(limx,limy)
lim<-as.matrix(lim)
polygon(lim)

##Aqui criei a posição das árvores e com área igual ao seu diâmetro
sq=seq(2.5,20,2.5)
for (k in sq) {
     for(j in sq){
draw.circle(k,j,radius=0.3,col="red")
}}

Bom agora eu queria jogar sobre essa área o processo de pontos:

##Criando o processo de pontos
x <- runif(n=500,min=0, max=20)
y <- runif(n=500,min=0, max=20)
xy<-cbind(x,y)
points(xy)
##

Porém, os pontos também caem nas mesmas posições ocupadas pelas árvores
(obviamente), onde gostaria de saber se alguém conheceria alguma solução
para eu fazer com que não haja sobreposição entre os raios que
representam os diâmetros das árvores e os pontos criados? Na verdade,
preciso definir uma maneira de fazer com que as coordenadas contidas nos
diâmetros das árvores não sejam validas no momento da geração do
processo de pontos, atualmente estou tentando soluções com o pacote
spatstat mais sem sucesso, pois não consigo fazer com que a área criada
seja um objeto ppp valido.
Obrigado,

--
Alexandre DOS SANTOS