[R-br] Melhor versão do linux para R

Antonio Silva aolinto.lst em gmail.com
Sábado Novembro 12 08:33:50 BRST 2011

Olá,

Realmente o R não aparecerá no menu, mas você pode colocar uma atalho "na
mão".

A dica abaixo foi copiada de uma mensagem antiga da lista. Veja a original
em http://www.mail-archive.com/r-br@listas.c3sl.ufpr.br/msg00036.html

Reproduzindo, abra o terminal (Aplicativos / Acessórios *ou* Ctrl+Alt+T) e
digite:

sudo mkdir -p /usr/local/share/pixmaps
sudo mkdir -p /usr/local/share/applications
sudo wget http://www.r-project.org/Rlogo.jpg -O
/usr/local/share/pixmaps/Rlogo.jpg
sudo gedit /usr/local/share/applications/R.desktop

Agora, copie e cole o seguinte conteúdo dentro do gedit, salve o arquivo e
feche o gedit:

[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Name=GNU R
Comment=Statistics software
Comment[pt_BR]=Programa de estatística
Exec=/usr/bin/R
Icon=/usr/local/share/pixmaps/Rlogo.jpg
Type=Application
Terminal=true
Categories=Statistics;Education;Science

O ícone deverá aparecer em Ciência. Eu utilizo o Ubuntu 10.04, nunca testei
nas versões mais recentes.

Eu recomendo a utilização do RKWard, como já sugerido. Há também o RStudio
e o R Commander. Gosto pessoal ...

Abraços,

Antônio

Em 11 de novembro de 2011 22:28, Marcelo Cardoso mello <
marcelo_cm32 em yahoo.com.br> escreveu:

> Valeu pessoal pelas dicas. Instalei o Ubunto 11.10 que esta me parecendo
> ótimo. Instalei (acho que instalei) o R via terminal com o comando:
> $ sudo apt-get install r-base
>
> Mas diferentemente de outros programas que instalei pelo terminal (como o
> amsn) não encontro o ícone de inicialização no painel inicial. O que estou
> fazendo errado?

Antônio Olinto Ávila da Silva
Biólogo / Oceanógrafo
Instituto de Pesca (Fisheries Institute)
São Paulo, Brasil