[R-br] Melhor versão do linux para R

Antonio Silva aolinto.lst em gmail.com
Quarta Novembro 9 21:26:26 BRST 2011

Olá Marcelo,

O Linux tem suas distribuições (Debian, Ubuntu, Fedora, etc.). Cada
distribuição pode ter "versões" ou lançamentos (releases), p.ex. Ubuntu
10.04 LTS "Lucid Lynx", Ubuntu 11.10 "Oneiric Ocelot", Debian 6.0
"Squeeze", etc.

Até onde sei o projeto Kurumin foi descontinuado (
http://www.hardware.com.br/kurumin/) e seus antigos desenvolvedores sugerem
a utilização de distribuições "bem estabelecidas" e não mais o Kurumin.

No site do R há a indicação das distribuições que contam com atualizações
direto do CRAN
http://cran.r-project.org/doc/FAQ/R-FAQ.html#How-can-R-be-installed-_0028Unix_002dlike_0029

Veja também http://cran.r-project.org/bin/linux/

Eu trabalho com o Ubuntu e inseri na lista de repositórios o indicado para
minha versão (Ubuntu 10.04)
http://cran.r-project.org/bin/linux/ubuntu/README.html

O sabor do Linux a ser utilizado é uma questão pessoal. Utilizando as
distribuições com suporte (e suas derivadas) você poderá usar o R
tranquilamente. Eu mesmo já usei Debian e Fedora. Nunca tive problemas com
o R. O Ubuntu e o Debian têm listas de discussões bem ativas, o que ajuda
muito os iniciantes. Não sei como está o Fedora.

Boa sorte,

Antônio

Em 9 de novembro de 2011 16:52, Marcelo Cardoso mello <
marcelo_cm32 em yahoo.com.br> escreveu:

> Sou inexperiente e estou querendo instalar uma versão do linux. Observei
> na página do R que algumas versões não tem atualizações. Parece mais
> atualizado para ubunto e debian. Gostaria de algumas recomendações de qual
> versão instalar para que o R funcione bem e que seja sempre atualizado. Se
> eu usar derivativos o R vai funcionar? Por exemplo, no Kurumin, que é
> derivativo do debian,o R vai funcionar? Obrigado.

Antônio Olinto Ávila da Silva
Biólogo / Oceanógrafo
Instituto de Pesca (Fisheries Institute)
São Paulo, Brasil