[R-br] [OT] Distancias entre municipios

Leandro Marino leandromarino em leandromarino.com.br
Sábado Novembro 5 17:01:59 BRST 2011

Caros,

a discussão está cada vez mais interessante. Junto a tudo o que foi
falado descobri uma API do google que pode facilitar. Ainda não
desenvolvi nada a respeito, acredito que no próximo feriado consiga
avançar nesta questão.

A sugestão do nosso colega Lucas me pareceu interessante. Mas me
parece que se juntarmos com
http://code.google.com/intl/pt-BR/apis/maps/documentation/directions/
pode ser bem interessante.

Realmente em se tratando de distancias entre cidades em pouquíssimos
casos acredito que a distancia de i para j seja maior (ou menor) que
de j para i, significativamente. Pode-se considerar uma margem de 5%
ou 10% de distancia para incorporar isto. É claro que muitas vezes
essas distancias se alteram em virtude de quedas de barreiras ou
construção de novos caminhos.

Quando levantei este tópico estava realmente pensando nas distâncias
entre as cidades considerando os caminhos possíveis de serem
executados por transportes aqua-rodo-ferroviários.

Assim que conseguir uma forma de extrair essas distâncias de forma
gratuita, irei disponibilizar a todos. Visto que acredito que muitos
podem e poderão ter interesse neste dado. Pretendo fazer um banco de
dados com essas distancias, não uma matriz quadrada, pois, para
facilitar consultar futuras irei armazenar as cidades com os seus
respectivos códigos fornecidos pelo IBGE.

Atenciosamente,
Leandro Marino
http://www.leandromarino.com.br (Fotógrafo)
http://est.leandromarino.com.br/Blog (Estatístico)