[R-br] [OT] Distancias entre municipios

Mario Azevedo mario.azevedo em gmail.com
Sábado Novembro 5 13:44:03 BRST 2011

Oi Cesar,

Eu sei disso. Não deixei claro, mas estava pensando na parte do
processamento da matriz. Seria, talvez, um quarto item na sua lista. Nem
sempre o programa aceita ou a pessoa sabe programar para "eliminar" (evitar
que o computador reserve espaço de memória) para uma matriz da qual só lhe
interessam poucas células, neste caso, só uma das partes triangulares sem a
diagonal.

Posso ilustrar um pouco mais a importância dessa questão? Este problema,
que simplificamos (distâncias euclidianas), fica maior quando consideramos
que não existem ligações diretas (estradas) entre todos os pares de
cidades. Aí o armazenamento dessa matriz cheia de zeros demanda cuidado,
principalmente se for muito grande. Pode, também, não ser simétrica. No
ambiente urbano, por exemplo, nem sempre a "distância" de i para j é a
mesma de j para i.

Na minha área de trabalho (planejamento de transportes), algumas vezes a
diagonal principal pode estar preenchida com valores diferentes de zero, se
eu considerar a extensão média das viagens. Os nós da minha rede
representam centróides de zonas (setores censitários do IBGE, por exemplo)
e ocorrem viagens dentro das zonas.

Acima, coloquei distância entre aspas porque no meu caso, que trabalho com
transportes, ela pode não ser representada pela extensão em km e sim pelo
tempo em minutos, ou alguma misturas destes dois e/ou outros. A "distância"
é expressada por um custo para percorrer determinado trecho da rede.

Espero ter esclarecido. Obrigado por corrigir a confusão que a minha
mensagem possa ter causado.

Bom final de semana para todos.

Mário