[R-br] Outro problema com datas!!

Benilton Carvalho beniltoncarvalho em gmail.com
Terça Maio 24 18:47:53 BRT 2011

Ivan,

talvez eu nao tenha sido claro. Nao sou eu, nem o R quem define como
os seus dados serao ordenados. Existem padroes definidos e executados
pelo sistema operacional e tudo o que o R faz, nesse caso, e' pedir
que o sistema operacional execute a tarefa. E esse processo foi o que
eu tentei explicar para voce.

Como eu disse anteriormente, a solucao e' voce definir os niveis dos
fatores. Com voce gostando ou nao, essa e' a tarefa que deve ser
executada.

Voce nao precisa digitar cada valor individualmente para os niveis do
fator a ser definido. Mas, como voce nao deu um exemplo reproduzivel,
como pede o Guia de Postagem (
http://www.leg.ufpr.br/doku.php/software:rbr ), fica dificil
ajudarmos. De toda forma, ainda segue uma ultima tentativa de ajuda:

Supondo que voce leu seu dados usando read.table() ou similar e que o
arquivo a ser lido contem as informacoes seguindo a ordenacao que voce
deseja:

1) leia os dados novamente, usando o argumento stringsAsFactors=FALSE
(ex.: read.table('arquivo.txt', stringsAsFactors=FALSE)

2) converta a coluna das datas usando a ordem de interesse (note que
parto do pressuposto que o arquivo ja esta ordenado):

dao[['dat']] = factor(dao[['dat']], levels=unique(dao[['dat']]))

Outras opcoes envolvem converter a referida coluna para um classe de
representacao de datas... Veja a documentacao de as.Date() e
similares.

2011/5/24 Ivan Bezerra Allaman <ivanalaman em yahoo.com.br>:
> Não concordo contigo e nem como o R interpreta as coisas. Ele deveria
> interpretar da maneira como colocamos na base de dados raiz. Afinal de
> contas, se colocamos daquele jeito é pq é assim que deve ser. Quanto a sua
> sugestão eu já havia pensado antes, mais operacionalmente é desgastante,
> pois minha base tem 1 e poucas linhas com datas que vão de 2008 a 2010 e de
> maneira alternada. Ficaria até amanhã procedendo daquele modo.
>
> Outras sugestões?
> Allaman
> (S,f,P)
>
> M.Sc Ivan Bezerra Allaman
> [...]

Successful people ask better questions, and as a result, they get
better answers. (Tony Robbins)