[R-br] ajuda teste hipotese duas variáveis

carla eloize carducci elocarducci em hotmail.com
Terça Maio 24 18:16:03 BRT 2011

oi pessoal..Oi Daniel, obrigada pela ajuda, respondendo a pergunta.. sim a variável salario é numerica e a variavel instrução é fator..será isso o problema? como mudo, o arquivo é um data.frame.
reposta Daniel: Não deu certo como? O que saiu no R? A variável
salário esta adequadamente

reconhecida como numérica?

2011/5/24 carla eloize carducci <elocarducci em hotmail.com>

>  OI PESSOAL

> sou uma aprendiz  bem iniciante
do  R, preciso de ajuda com um teste de

> hipótese, alguém pode me ajudar?

> bom, é o seguinte: tenho um conj de dados com duas variáveis, quero fazer

> um t.test para verificar se as médias dos salarios (variável numerica)

> de funcionários com diferente grau de instrução (2ºgrau e superior,

> variável categorica) são diferentes ou não.

> tentei fazer o seguinte: meu arquivo é da apostila do prof. justiniano o

> velho arquivo 'milsa'.(bem de iniciante)

> # teste de hipótese: H0:salario 2grau = superior# formulei essa hipotese

> #                    H1:salario
2grau diferente superior

> milsa$instrucao <- factor(milsa$instrucao, label =
c("2oGrau", "Superior"),

> lev = 1:2, ord = T)

> var.test(milsa$salario~milsa$instrucao)

> alpha <- 0.05 # especifica valor da signific^ancia

> if (var.test$p.value > alpha)

> diff.test <- t.test(milsa$salario ~ milsa$instrucao,alternative =

> "two.sided", var.equal = TRUE, conf.level = 1-alpha) else

> diff.test <- t.test(milsa$salario ~ milsa$instrucao, alternative =

> "two.sided", var.equal = FALSE,conf.level = 1-alpha)

> diff.test

> não deu certo, o que estou esquecendo? não acho o erro.

Atenciosamente,

Carla Eloize Carducci
Engº Agronoma (UFGD)
Msc. Ciência do Solo (UFLA)