[R-br] Conflito de resultados + plotagem

Cesar Rabak cesar.rabak em gmail.com
Quinta Maio 19 16:09:59 BRT 2011

Em 19/5/2011 00:21, Rodrigo Plei escreveu:
> [...]
> potencial ajustada aos meus dados de comprimento e peso de lulas
> utilizando o método dos mínimos quadrados:
>
> m <- nls(y~a*x^b, data = ds, start = c(a=.1, b=2))
>
> Obtive as seguintes constantes: a = 0.0003967 , b = 2.3933797 e o R2 =
> 0.9681
>
> Ocorre que o mesmo ajuste no Excel 2007 resulta em a = 0.0002 , b =
> 2.6097 e R2 = 0.9819
>
> O mesmo ajuste no Statistica resulta em constantes e R2 idênticas aos
> encontrados no R.
>
> Não deveria ter dado o mesmo resultado nos três programas?

Se algum deles tiver um erro... não!

> Não sei em qual resultado confiar.

Seu caso permite que você faça os cálculos 'semi-manualmente' e conferir
os resultados.

_Entretanto_ recomendo que você calcule também os *intervalos de
confiança* para os coeficientes de regressão. Talvez as diferenças não
sejam "significativas estatisticamente"?

[snipped]

--
Cesar Rabak
GNU/Linux User 52247.