[R-br] Dados de contagem com análise de experimentos

Edson Lira edinhoestat em yahoo.com.br
Segunda Maio 16 10:29:40 BRT 2011

Bom dia a todos. Estou tentando analisar o banco de dados anexo com a rotina abaixo:

jat1<-read.csv2("...\\jg_09.csv")
names(jat1)
stopifnot(complete.cases(jat1$ngalhos) !=is.na(jat1$ngalhos))#eliminar os NA's dos dados
jat<-jat1[complete.cases(jat1$ngalhos),]

Gostaria de verificar o efeito da aração e tplan na contagem de galhos(ngalhos) de uma árvore.

Tentei fazer a transformação para "normalidade" a transormação não foi possível.

Tentei fazer um teste para verificar se os dados tem distribuição de "poisson" com o pacote vcd, não sei se fiz o correto.

Alguém poderia  dar algumas sugestões?

[]'s

Edson Lira
Estatístico