[R-br] Microdados PNAD

Elias T. Krainski eliaskrainski em yahoo.com.br
Segunda Maio 9 15:09:03 BRT 2011

Régis,

A função read.fwf() é idicada para ler microdados se vc tem MUITA memoria RAM ou se seu arquivo é pequeno (o que não é o seu caso). Com essa função vc lê todas as colunas dos dados, o que pode "estourar" a memória RAM.

Eu acho apropriado ler apenas as colunas e linhas que interessam. Por exemplo, se quero estimar a proporção de mulheres que trabalham em segurança, basta eu ler a coluna sexo (e peso amostral) e apenas as linhas referentes aos indivíduos que trabalham com segurança.

Eu uso uma função disponível em http://leg.ufpr.br/~elias/ensino/ce223/aula18.R No exemplo, eu considero dados da pnad 2006.

Att.
Elias T. Krainski