[R-br] Atualização do R no Ubuntu 11.04

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Quarta Maio 4 18:11:51 BRT 2011

Beleti

acho 	que as coisas precisam ficar mais claras aqui

Voce pode instalar o R de 2 formas:

1. usando os binários para sua distribuicao

2. Compilando das fontes

Para 1 voce tem que acessar a pagina que o Benilton indicou e incluir um
repositorio  do R no seu Ubuntu, uma vez que a versao do
do R nos repositorios padrao do Ubuntu nao eh a ultima

Para 2 voce tem que baixar o tar.gz do R ou via snv

Se quiser aqui vai um script em bash para isto.
Basta rodar (como root ou sudo) com a opcao --install

Rpatch.sh
TEMPROOTR=`pwd`
Rver=2-13

echo =============================================
echo =============================================
echo    ARQUIVOS FONTE R - VERSAO  $Rver
echo =============================================
echo =============================================

# checando argumentos
for i in "$@"; do
         case $i in
         --h|--help)
             printf "Opces:\n"
             printf " --deps\n"
             printf " --no-download\n"
             printf " --install\n"
             printf " --compile\n"
             exit 0;;
         --deps|--no-download|--install|--no-compile) ;;
         *) printf "Argumento invlido: $i\nTente --help para possveis
argumentos\n"
            exit 1;
         esac
done

echo =============================================
echo =============================================
echo    ARQUIVOS FONTES R -  VERSAO  $Rver
echo =============================================
echo =============================================

# instalando dependencias e conveni<EA>ncias:
if echo $@|grep -e --deps 1>/dev/null
then
     aptitude install subversion rsync automake autoconf gawk bison byacc
texlive-latex-base texlive-latex-extra texlive-latex-recommended gfortran
liblapack-dev libblas-dev bzip2 gcc g++ libreadline-dev libjpeg-dev
texinfo build-essential gobjc++ xorg-dev libicu-dev libpng-dev
libpango1.0-dev libpango1.0 libcairo libcairo-dev guile-cairo-dev tcl-dev
tk-dev libjava3d-jni libsetools-jni javacc valgrind xmkmf javahelper
libjarjar-java libtiff4-dev libtiff-tools libtiff4 libfreeimage-dev
libgeotiff-dev java-compiler sun-java6-jdk sun-java6-bin sun-java6-jre
libjsr107cache-java libjogl-jni libsetools-jni libglu1-mesa-dev
libxml2-dev
else
         printf "Nao instalando dependencias, o R ou alguns pacotes podem
nao compilar dependendo do que voce tem instalado no seu sistema.\n Para
instalar dependencias automaticamente utilize opcao --deps\nVeja opcoes
com --help \n"
fi

[...]

cd
mkdir -p R

if echo $@|grep -e --no-download 1>/dev/null
then
         printf "N<C3>O atualizando do repositorio subversion\n"
else
         svn checkout https://svn.r-project.org/R/branches/R-$Rver-branch/
         cd R
         ./tools/rsync-recommended
         ./tools/link-recommended
         cd ..
fi

if echo $@|grep -e --no-compile 1>/dev/null
then
         printf "N<E3>o compilando o R\n"
else
         rm -rf RT
         mkdir RT
         cd RT
#../R-$Rver/configure --with-gnome --with-tcltk --enable-R-shlib
         ../R/configure --with-tcltk --enable-R-shlib
--with-recommended-packages --with-valgrind-instrumentation
--enable-memory-profiling --with-system-bzlib --with-rgl

         make
         make vignettes
         make dvi
         make pdf
         make info
#\rm -rf /usr/local/lib/R
[...]

if echo $@|grep -e --install 1>/dev/null
then
         make install
         make install-dvi
         make install-pdf
         make install-info
         cd ..
         rm -rf RT
else
         printf "Nao instalando, apenas compilando\n"
         cd ..
fi

#\rm /usr/bin/R
#ln -s /usr/local/R/bin/R /usr/bin/R

#cd
#R CMD BATCH bin/minipkg.R
#R CMD BATCH bin/instala.pacotes.R

[...]

#echo PJ: n<E3>o esqueca de mudar o Rd.sty !!!
#echo newcommand{\Link} para providecommand{\Link}

cd $TEMPROOTR