[R-br] Filtrar data frame

Marcos Silva marcosfs2006 em gmail.com
Segunda Maio 2 10:23:04 BRT 2011

Companheiros,

Rolou uma dúvida que não consegui resolver.

Eu tenho o seguinte data frame (ou um pedacinho dele):

    Paciente Medic MEDICAMENTO AMERICO CALCITRIOL SACARATO DE HIDROXIDO
FERRICO 100 MG INJET - FRASC AMERICO CALCITRIOL CALCITRIOL 0,25 MCG - POR
CAPSULA                  AMERICO CALCITRIOL CALCITRIOL 0,25 MCG (POR
CAPSULA) AMERICO CALCITRIOL SACARATO DE HIDROXIDO FERRICO 100 MG INJETAVEL
(POR FRASCO D AMERICO CALCITRIOL ALFAEPOETINA 4.000 UI INJETAVEL (POR
FRASCO-AMPOLA) AMERICO CALCITRIOL ALFAEPOETINA  4000 UI  INJETAVEL - POR
FRASCO - AM ANA LAMOTRIGINA INFLIXIMABE 10 MG/ML 10 ML INJETAVEL -
TRATAMENTO ANA LAMOTRIGINA CICLOSPORINA 50 MG (POR CAPSULA) ANA
LAMOTRIGINA INFLIXIMABE
10 MG/ML INJETAVEL (POR FRASCO-AMPOLA COM 10 ML ANA LAMOTRIGINA CICLOSPORINA
50 MG - POR CAPSULA

Eu gostaria de aplicar um filtro de forma que me fosse retornado apenas os
registros onde a string contida na coluna Medic estivesse contida na string
contida em MEDICAMENTO (um match para falar em termos de expressões
regulares).

No data frame acima, o filtro me retornaria os registros 2 e 3 (se eu não me
enganei).

Acho que não é nada muito complicado, mas deu branco. Não consegui encontrar
uma solução simples (nem complexa!).

Espero que a questão esteja clara!

Abs.

--