[R-br] como trabalhar os dados desbalanceados no R

Edson Lira edinhoestat em yahoo.com.br
Segunda Maio 2 08:46:53 BRT 2011

Talvez se você elininar os NA's resolva. Use
?complete.case
 e veja como eliminá-los.

Edson Lira

Estatístico

Manaus-Amazonas

--- Em sáb, 30/4/11, Gilson Sanchez <gilsonsch em gmail.com> escreveu:

De: Gilson Sanchez <gilsonsch em gmail.com>
Assunto: [R-br] como trabalhar os dados desbalanceados no R
Para: "Grupo R-Br" <r-br em listas.c3sl.ufpr.br>
Data: Sábado, 30 de Abril de 2011, 18:36

Pessoal, mais uma vez consultando vc'stenho um amigo que esta avaliando 4 substratos, 5 cultivares e 4 repetições e muitas variáves de estudo.
então dentro das avaliações ele perdeu alguns dados, no SAS esses dados perdidos são inseridos como ponto (.) no R são inseridos como NA, mas quando eu tento fazer uma anova eu não consigo, sai erro, então como eu posso trabalhar com esses tipos de dados

 dados<-read.table("dados.estatistica.txt", header=TRUE)
dados
attach(dados)
anova <- lm(PTF~SUBST+CULT+REPET+SUBST:CULT, data=dados)
> anova <- lm(PTF~SUBST+CULT+REPET+SUBST:CULT, data=dados.y)

Erro em storage.mode(y) <- "double" :
  inválido mudar o modo de armazenamento de um fator
Além disso: Mensagens de aviso perdidas:
In model.response(mf, "numeric") :
  usando type="numeric" com um fator resposta será ignorada

outro, eu utlizaria o erro tipo III na anova?

--
MSc. Gilson Sánchez Chia

Laboratório de Fisiologia Vegetal
Embrapa Amazônia Ocidental
Fone: (92) 3303-7841
---
Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade com o Meio Ambiente.
Please consider the environment before printing this email.

Renew, Reduce and Recycle. The Planet Knows.

-----Anexo incorporado-----