[R-br] consideracoes numericas

Fabio Mathias Corrêa fabio.ufla em yahoo.com.br
Quinta Março 17 10:49:16 BRT 2011

----- Mensagem encaminhada ----
De: Paulo Justiniano Ribeiro Jr <paulojus em c3sl.ufpr.br>
Para: R_STAT em yahoogrupos.com.br
Enviadas: Segunda-feira, 9 de Março de 2009 18:51:25
Assunto: [R_STAT] consideracoes nomericas

Em resposta a msg abaixo foram fornacidas algumas (excelentes explicacoes)
e a referencia do R-Inferno do Pt Burns

Gostaria de apontar um doc mais simples e mais direto ao ponto de apenas 4
paginas onde extas coisas sao discutidas:

http://www.stats. ox.ac.uk/ ~ruth/RCourse/ Numerics. pdf

Boa leitura, me espero que sem pro0blemas de pontos flutuantes!! !

Paulo Justiniano Ribeiro Jr
LEG (Laboratorio de Estatistica e Geoinformacao)
Universidade Federal do Parana
Caixa Postal 19.081
CEP 81.531-990
Curitiba, PR  -  Brasil
Tel: (+55) 41 3361 3573
Fax: (+55) 41 3361 3141
e-mail: paulojus AT  ufpr  br
http://www.leg. ufpr.br/~ paulojus

On Sat, 7 Mar 2009, Pedro Diniz wrote:

> Senhor Benilton estou fazendo uma apostila pra mostrar esses erros que por
>sinal até parei de fazer. Mais vamos lá. Tais erros eu já mostrei ao Paulo
>justiniano. Cara mais lá, um exemplo basico:
>
> seno de PI é 0, ok?
>
> Logo seno de k*PI, também é zero, sendo k=1,2,3, ..., k-1.
>
> Logo seno de 10^(33)*PI = 0.
>
> Reposta do R:
>
> sin(10^33*pi) = 0.4058
>
> 0.4 difere de 0!!! Se estiver trabalhando com uma função de probabilidade, 0.4
>é muita coisa.
>
> Pior:

> [...]
__._,_.___
Mensagens neste tópico  (9)  Responder  (através da web)  | Adicionar um novo
tópico

Mensagens | Arquivos | Fotos | Links | Banco de dados | Enquetes

Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de
mensagens | Alterar formato para o tradicional

Visite seu Grupo  | Termos de uso do Yahoo! Grupos  | Sair do grupo
Atividade nos últimos dias
	*  11
Novos usuáriosVisite seu Grupo
Yahoo! Mail