[R-br] Aditividade

Fabio Mathias Corrêa fabio.ufla em yahoo.com.br
Quinta Março 17 10:16:59 BRT 2011

----- Mensagem encaminhada ----
De: Paulo Justiniano Ribeiro Jr <paulojus em c3sl.ufpr.br>
Para: R_STAT em yahoogrupos.com.br
Enviadas: Quinta-feira, 13 de Novembro de 2008 21:54:08
Assunto: Re: [R_STAT] Aditividade

o teste de Tukey de aditividade que conhece s para o caso deexperimento em
blocos e consiste em adicionar um termo na anova

nao sei se tem a opcao em algum lugar (tente RSiteSearch( "additivity" )
mas a impklementacao neste caso consiste simplesmente em reajustar o
modelo com um temo adicional

na pagina:
http://www.leg. ufpr.br/planexp/ planexp/node9. html

mostro como fazer
procure pelo seguinte extrato de codigo
## Testando a não aditividade
## primeiro vamos extrair coeficientes de tratamentos e blocos
ex02.av$coeff
bl <- c(0, ex02.av$coeff[ 2:4])
tr <- c(0, ex02.av$coeff[ 5:9])
bl
tr

## agora criar um novo termo e testar sua significancia na ANOVA
bltr <- rep(bl, 6) * rep(tr, rep(4,6))

ttna <- update(ex02. av, .~. + bltr)
anova(ttna)

Paulo Justiniano Ribeiro Jr
LEG (Laboratorio de Estatistica e Geoinformacao)
Universidade Federal do Parana
Caixa Postal 19.081
CEP 81.531-990
Curitiba, PR  -  Brasil
Tel: (+55) 41 3361 3573
Fax: (+55) 41 3361 3141
e-mail: paulojus AT  ufpr  br
http://www.leg. ufpr.br/~ paulojus

On Thu, 13 Nov 2008, André Oliveira Souza wrote:

> Boa tarde a todos, estou com delineamento inteiramente ao acaso para
> ser analisado.Estou propondo o modelo Yij=m +ti+eij  mas antes de
> normalidade e homogeneidade de invariâncias gostaria de ver se
> realmente os efeitos são aditivos.Me falaram que existe um teste
> Tuckey nome mais ou menos deste tipo.É possível fazer isto no R?
> Se sim em qual biblioteca está?
> att
> obrigado

__._,_.___
Mensagens neste tópico  (2)  Responder  (através da web)  | Adicionar um novo
tópico

Mensagens | Arquivos | Fotos | Links | Banco de dados | Enquetes

Alterar configurações via web (Requer Yahoo! ID)
Alterar configurações via e-mail: Alterar recebimento para lista diária de
mensagens | Alterar formato para o tradicional

Visite seu Grupo  | Termos de uso do Yahoo! Grupos  | Sair do grupo
Atividade nos últimos dias
	*  4
Novos usuários
	*  1