[R-br] Stepwise evita multicolinearidade?????????????????????????????????????

Ivan Bezerra Allaman ivanalaman em yahoo.com.br
Quarta Março 16 13:56:14 BRT 2011

Boa tarde senhores!!

Pra começar, fui a uma defesa de dissertação, é lá ouvi um professor de
estatística dizendo que o método stepwise já seleciona os modelos com variáveis
sem colinearidade. Fui a um boteco conferir com Draper (o Smith não estava), e
lá ele me disse para conferir no livro dele. Lá, não tem nada dizendo sobre
isso, ou seja, as variáveis são selecionadas por meio de testes de F
sequenciais. Olhei no livro do Rippley, e lá a função dele StepAIC também não
fala nada sobre isso. Alguém já ouviu dizer algo sobre isso?

(S,f,P)
Allaman

M.Sc Ivan Bezerra Allaman
Zootecnista
Doutorando em Produção Animal/Aquicultura - UFLA
email e msn - ivanalaman em yahoo.com.br
Tel: (35)3826-6608/9900-2924