[R-br] gerar diversos subconjuntos

Paulo Justiniano paulojus em leg.ufpr.br
Segunda Junho 27 17:28:25 BRT 2011

Um exemplo:

  ex <- data.frame(F1=factor(rep(LETTERS[1:3],each=40)), F2=factor(rep(paste("D", 1:4, sep=""), times=30)), dados=rnorm(120))
  par(mfrow=c(3,4))
  aggregate(dados ~ F1 + F2, hist, data=ex)

Vc pode trocar agggregate por by() ou tapply()

  with(ex, tapply(dados, list(F1, F2), hist))