[R-br] RES: Cluster + ANOVA

Fernando Henrique Toledo fernandohtoledo em gmail.com
Sexta Julho 29 21:50:29 BRT 2011

Pois bem Éder,

Que foi feito, que eu relatei, foi: diante de dos métodos de clusterização
(de n existentes) se obteviram dos mesmos tratamentos n grupamentos, aé aí
acho que todos entenderam.

Vale destacar que no MEU caso a rsposta não era efetivamente multivariada no
sentido estrito da palavra. Era uma análise da interação genótipo x
ambiente. Os mesmos genetipos avaliados e vários ambientes. Geramos
grupamentos desses genotipos que "classificam" esses genótipos em estáveis,
responsivos, não responśivos, etc...

A Anova nesse caso pode ser aplicada p/ as médias desses genótipos nos
vários ambientes. No delineamento one-way. A interpretação foi feita como
disse no outro e-mail!

Reiterando o que disse, essa foi uma sugestão "old school". Não sei se isso
etá certo ou errado. Acho que não há qualquer sofismo, mas sou completamente
aberto a críticas...

PS: Se tiver oportunidade mande um alô pro Gabardo!

abraço,
FH