[R-br] Como instalar R > 2.13 no LINUX Ubuntu?

Daniel Dantas daniel.dantas em hotmail.com
Domingo Julho 24 13:07:59 BRT 2011

O pacote Benchmarking depende do lpsolveapi e do ucminf.
O ucminf eu instalei blza. o lpsolve não instala por ser uma versão de R antiga.

Quando instalei no windows eu tive que baixar o R 2.13. Só que é muito chato ficar trocando de R toda hora quando quero usar pacotes novos e pacotes antigos.
Não entendo porque quando usa-se um R atualizado ele não consegue rodar pacotes antigos.

Olha a msg que dá qnd tento instalar o lpsolveapi:

danieldantas em ubuntu:~/tar$ R CMD INSTALL lpSolveAPI_5.5.2.0-4.tar.gz
* installing to library ‘/home/danieldantas/R/i686-pc-linux-gnu-library/2.12’
ERROR: this R is version 2.12.1, package 'lpSolveAPI' requires R >=  2.13.0

E quando tento instalar o Benchmarking:

danieldantas em ubuntu:~/tar$ R CMD INSTALL Benchmarking
* installing to library ‘/home/danieldantas/R/i686-pc-linux-gnu-library/2.12’
ERROR: dependency ‘lpSolveAPI’ is not available for package ‘Benchmarking’
* removing ‘/home/danieldantas/R/i686-pc-linux-gnu-library/2.12/Benchmarking’

O ucminf instala perfeitamente veja:

danieldantas em ubuntu:~/tar$ R CMD INSTALL ucminf_1.1-2.tar.gz
* installing to library ‘/home/danieldantas/R/i686-pc-linux-gnu-library/2.12’
* installing *source* package ‘ucminf’ ...
** libs
gfortran   -fpic  -O3 -pipe  -g -c fortran.f -o fortran.o
gcc -I/usr/share/R/include      -fpic  -std=gnu99 -O3 -pipe  -g -c interface.c -o interface.o
gcc -shared -o ucminf.so fortran.o interface.o -llapack -lblas -lgfortran -lm -lgfortran -lm -L/usr/lib/R/lib -lR
installing to /home/danieldantas/R/i686-pc-linux-gnu-library/2.12/ucminf/libs
** R
** inst
** preparing package for lazy loading
** help
*** installing help indices
** building package indices ...
** testing if installed package can be loaded

* DONE (ucminf)