[R-br] ANOVA - dados desbalanceados

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Quinta Julho 21 11:33:27 BRT 2011

Ivan,

Você tá se referindo ao exemplo exemplo das ridículas (
http://www.leg.ufpr.br/doku.php/ridiculas#experimento_com_dois_fatores_de_efeito_aditivo_e_perda_de_muitas_parcelas
)?
Nesse caso o experimento tem 2 fatores de efeito aditivo (sem interação,
como o caso de bloco e tratamento). A função drop1(), como você falou,
abandona um termo de cada vez do modelo e aplica o teste F obtido da redução
na soma de quadrados. Como você falou, é hipótese tipo II, ou seja,
hipóteses sobre efeitos marginais, o efeito de um fator ajustado para os
demais precedentes. Não é caso de hipótese tipo IV, que eu nem sei definir o
que é que nunca usei de fato. Desconheço função R para isso. Só sei que
existe uma argumentação a favor do uso desse tipo de hipótese para testar
efeito principal de fatores na presença de interações quando haver perca de
caselas, ou seja, combinações inteiras entre níveis dos fatores não
disponível. Esse não é o caso do meu exemplo, que tem 2 fatores sem
interação. Já que estamos falando disso, minha opinião sobre a tipo IV é a
seguinte: (1) testar efeito principal na presença de interação é sem sentido
para a maioria dos casos, salvo no genética onde essas interações
representam coisas como "capacidade geral e específica de combinação", na
presença de interação significativa nem olhe para os efeitos principais, (2)
se a interação é não significativa, abandone o termo interação, ajuste um
modelo aditivo e use a drop1() para testar hipóteses marginais nesse modelo
aditivo. Se foi a esse exemplo que você se referiu, desconsidere minhas
argumentações.

Recomendo aos interessados a leitura do documento

http://www.stats.ox.ac.uk/pub/MASS3/Exegeses.pdf

À disposição.
Walmes.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
twitter: @walmeszeviani