[R-br] R utilizando apenas 1 processador para rodar

Paulo Nogueira paulons em gmail.com
Quarta Julho 6 10:56:07 BRT 2011

Obrigado pelas respostas de todos. Essa lista é de um nível incrível!

Junior Beleti,
não é que eu realmente precise de alto desempenho, mas como tenho
disponíveis 4 processadores pensei: "porque não usar todos eles?"

Parte da resposta para a minha pergunta eu obtive indo atrás do material
recomendado pelo pessoal nas mensagens anteriores: não é muito simples esse
negócio de paralelização no R. Ao menos eu não achei simples. Pensava que
fosse algo mais automático, como abilitar um opção e pronto.

Por outro lado, me deparei com material sobre vetorização e alguns testes de
performance mostrando o quanto é vantajoso substituir loopings por outras
coisas no R. Como eu aprendi a programar em C tenho essa mania de usar for e
while para resolver tudo e no R isso não é a melhor solução.
Estou indo nesse caminho também.

abraços
Paulo Nogueira Starzynski