[R-br] R utilizando apenas 1 processador para rodar

Paulo Nogueira paulons em gmail.com
Terça Julho 5 13:18:06 BRT 2011

Bom dia R-Br.
Eu participava da antiga R-Stat e demorei um pouco para migrar para o novo
ambiente mas estou por aqui faz alguns dias.

Tenho uma questão com relação à priorização que o R faz relacionada aos
processadores disponíveis no computador.
Tenho um notebook com 4 núcleos de processamento mas percebo que quando rodo
algo pesado no R apenas um deles é utilizado. O escolhido varia de vez em
vez.
Alguém sabe como fazer ele utilizar melhor o processamento disponível ou que
caminho devo seguir para descobrir? Acho que o ideal seria ter os
processadores trabalhando juntos.

Utilizo o R através do RStudio (http://rstudio.org/) rodando em Ubuntu
10.10.

Obrigado.