[R-br] Grau de concordância

Leonard Assis assis.leonard em gmail.com
Terça Julho 5 13:14:08 BRT 2011

Eu estudei a fundo essa história de concordância pra um projeto do MEC /MRE
uma vez.

O objetivo era aumentar a concordância entre diversos corretores de um exame
de proficiência em português como língua estrangeira.

Pelo que eu me lembro da pesquisa bibliográfica que fiz na época, esta
medida de concordância pode ser aplicada em escalas contínuas também.
Inclusive olhei agora em dois livros que tenho de psicometria e todos os
exemplos de "class agreement"  contidos neles envolvem escalas enumeráveis
ou ccontínuas.

Quanto ao R, existe um pacote muito bom que lida só com isso: se chama
Agreement

O Help dele é bem explicativo, creio que não terá problema de utilizar.

Não é a melhor maneira de ser feitop, mas funciona bem.
assis.leonard <at> gmail <dot> com