[R-br] Como inserir frequências esperadas em um teste de Chi-quadrado

Alexandro (Yahoo) alexandro2x em yahoo.com.br
Sexta Julho 1 19:47:59 BRT 2011

Olá o comando qq$expected do exemplo abaixo mostra as frequencias
esperadas ! Espero ter ajudado ! Alex.

a=scan()
3 5 31
0 3 5

z=matrix(a,nrow = 2, ncol=3, byrow=TRUE,dimnames = list(c("fem","masc"),
c("em parte","NÃO","sim") ) )

require(gregmisc)
CrossTable(z, expected = TRUE,format="SPSS")

qq=chisq.test(z);qq[]

pvalor=qq$p.value
pvalor
alfa=0.05
teste<-function(pvalor) {
if(pvalor>=alfa)      {  cat("NÃO rejeita Ho, pois pvalor =   ",pvalor, "  logo
proporção é igual para as categorias ","\n")    }
else if(pvalor<alfa)     {  cat("REJEITA Ho,  pois pvalor =   ",pvalor, "  logo a
proporção É DIFERENTE para as categorias ","\n")    }
}
teste(pvalor)

qq$expected

>________________________________
>De: Alberto Senra <alberto.senra em gmail.com>
>Para: Grupo-R <r-br em listas.c3sl.ufpr.br>
>Enviadas: Quinta-feira, 30 de Junho de 2011 15:09
>Assunto: [R-br] Como inserir frequências esperadas em um teste de Chi-quadrado
>

>Olá pessoal! Tenho que fazer um teste simples de chi-quadrado. Eu tenho as
frequências esperadas mas não consigo inserir estas frequências para poder
calcular o teste. Alguém pode me ajudar?

>Obrigado
>
>Alberto
Senra Gonçalves, Ph.D Student
>Post Graduate Course in Animal
Biodiversity
>Laboratory of Carcinology
>Biological Department, Universidade
Federal de Santa Maria
>Avenida Roraima, number 1000, Cidade Universitária,
Bairro Camobi, Santa Maria - RS, CEP: 97.105-900
>Email:
alberto.senra em gmail.com
>Fone:
>[0055] (55) 3212-5402 (Home fone)