[R-br] Comparações Múltiplas em modelo linear com co-variável.

Danilo Scorzoni Ré danilo.scorzoni em gmail.com
Sábado Dezembro 24 15:29:43 BRST 2011

Prezados,

Estou realizando uma análise estatística através de um modelo de análise de
covariância:
y ~ sítio + bloco + tratamento + densidade + sitio:bloco + sitio:tratamento

onde:
sitio, bloco e tratametno são qualitativos
densidade é quantitativo, foi inserido no modelo para reduzir a variação
dos dados

Os resultados da análise apontam efeitos significativos de tratamento e
densidade.
O desafio, agora, é fazer comparações múltiplas entre os tratamentos, no
entanto, fixando-se densidades médias que variam entre os tratamentos, ou
seja, descontando os efeitos de sítios e blocos que não são significativos.
Tenho densidades médias para os quatro tratamentos: (400, 1200, 1150 e 900
para os tratamentos A, B, C e D), desta forma, utilizando os parâmetros
estimados para cada tratamento + efeitos da densidade, gostaria de saber
como eu poderia comparar as estimativas e verificar se os tratamentos
diferem entre si. Eu poderia usar o tukey? Lembrando que a variável
resposta é contínua...

Caso não tenha sido claro, trago alguns resultados para exemplificar o
problema.

Desde já agradeço o empenho de todos e Feliz Natal!

Att.

--
Danilo Scorzoni Ré
Engenheiro Florestal