[R-br] Transformação Box-Cox

Bernardo Rangel Tura tura em centroin.com.br
Sexta Dezembro 23 07:31:36 BRST 2011

On 12/21/2011 03:06 PM, Alexandre Santos wrote:
> Boa tarde pessoal,
>
> Tenho uma variável resposta constituída de medidas de peso, porém alguns
> valores são representados por zeros, estava tentando fazer uma
> transformação de box-cox para tentar normalizar os dados, porém quando fiz:
>
> boxcox(peso ~ trat, data = dados, plotit = T)
> Erro em boxcox.default(peso ~ trat, data = dados, plotit = T) :
> response variable must be positive
>
> Apareceu o seguinte erro, então gostaria de saber se são os zeros que
> estão causando o erro?
>
> Obrigado,
> *Alexandre dos Santos
> [...]

Alexandre não pode haver peso = 0, isto deve estar ocorrendo por dois
motivos. Primeiro alguém não registrou o peso logo este valor é ausente
(missing). Segundo o peso é menor que o limite de detecção da balança
logo este valor é não disponível (not available).

A solução, na minha opinião, é imputar valores no caso dos valores
ausentes é fácil. Normalmente o peso tem distribuição normal - pelo
menos na área da saúde - logo veja a média e o desvio padrão e use
rnorm. No caso dos valores disponíveis é um pouco mais difícil. Descubra
o valor de sensibilidade inferior da balança e faça uma runif entre 0 e
este valor.

É importante seguir esta ordem para não alterar os valores da
distribuição para os casos ausentes.

Após isto refaça sua análise pois pode ser que os dados sejam normais
desde o início.

[]s e Felis Natal
Tura