[R-br] Transformação Box-Cox

Alexandre Santos alexandresantosbr em yahoo.com.br
Quarta Dezembro 21 16:40:18 BRST 2011

Walmes,

  Descupe respondi meu email automaticamente e o envio da minha resposta foi para seu email pessoal ao invés de para o grupo. Continuando:

     Apesar da minha variável ser contínua, trata-se do peso de fezes de
lagarta no tempo, sendo que para avaliarmos a velocidade com a qual uma
determinada espécie de lagarta esta atacando um cultivo, colocamos
vários quadrados de pano de 1m quadrado abaixo de uma área bastante
atacada, porém nem todos os pontos amostrais possuem fezes em todas as
datas de avaliação, apesar de no início do experimento (tempo1) todas as amostras possuem fezes. Meu problema é que se descartar os zeros
produzo um desbalanceamento do meu DBC original e se usa-los vou ferir
os pressupostos da distribuição normal. Por isso tentei a transformação
Box-Cox, estava buscando uma abordagem inflacionadas com zeros, mais
minha varíavel não tem distribuição de erros nem de Poisson, Binomial, Beta-binomial ...

Obrigado,

 Alexandre dos Santos
Engenheiro Florestal, MSc.
Universidade Federal de Lavras