[R-br] OFF-TOPIC] análise de sarampo - como proceder com o teste de hipóteses?
Fernando Colugnati
fernando em ipti.org.br
Sexta Dezembro 9 12:06:20 BRST 2011
Legal Leonard, mas as coisas no Brasil estão indo na boa direção, e essas
análises cruas não são prática comum somente aqui. Há 2 semanas atrás
aconteceu o 3o ESAMP (escola de amostragem e metodologia de pesquisa), em
Juiz de Fora, e estas questões foram muito discutidas, e saí de lá bem
impressionado e motivado.
Acho que em breve passaremos a ter boas análises feitas por bons bons
analistas.
Abs
Em 9 de dezembro de 2011 11:31, Leonard de Assis
<assis.leonard em gmail.com>escreveu:
> Fernando,
>
> foi exatamente isso que quis dizer quando sugeri processos estocásticos
> (Modelos de fluxo migratório, estudantes na escola, dentre outros são bem
> representados por meio de processos estocásticos) . Um estudo demográfico
> caberia bem no problema, principalmente porque neste problema, craramente
> vemos que 10 casos em um ano e 10 no ano seguinte não são grandezas
> comparáveis, a primeira providência a ser tomada é torná-la comparável, na
> mesma ordem de grandeza.
>
> Quanto aos modelos lineares generalizados, creio ser possível utilizar,
> pois existem modelos de efeito misto (Mixed effects models) que lidam com
> estruturas de erro correlacionadas de maneira temporal. Nunca utilizei
> estes modelos neste contexto, pode ser possível, teria que pensar mais em
> cima deste problema.
>
> Este "erro" de se comparar grandezas incomparáveis vem de muito tempo no
> Brasil, basta uma busca simples no Google ou em nossas mentes mesmo para
> acharmos divulgação de "Número de acidentes nas rodovias" divulgado por
> estado ou rodovia. Ora vejamos: Além de cada estado possuir malhas viárias
> de tamanhos diferentes e com circulação de veículos diferente, temos
> diversos outros fatores "esquecidos", como condições da rodovia, tipo de
> relevo, etc.
>
>
> []s
> Leonard de Assis
> assis <dot> leonard <at> gmail <dot> com
>
>
> Em 09/12/2011 10:23, Fernando Colugnati escreveu:
>
> Pessoal, este é um problema clássico de epidemiologia e saúde pública, e a
> comparação deve ser feita estimando-se as incidênicas (casos novos/
> ano*10.000habitantes, por exemplo, as unidades de tempo e população podem
> mudar), que podem ser via modelos de poissson, Binom.-negativo ou algum
> processo de contagem estocástico, como já sugerido. Mas não devem ser
> esquecidas correções para taxas de crescimento populacional, etc...enfim,
> como disse, é bem clássico. Este aumento pode ser um efeito de coorte
> (age-cohort effect), por exemplo.
>
> Lembre-se de onde vêm estes dados, são nacionais, regionais? Vieram de
> alguma base do MS (datasus)? É apenas a cobertura do SUS? A modelagem
> estatística só pode ser bem definida se vc souber o que estes dados
> representam, quais correções utilizar, etc...senão estará estimado apenas
> viéses, que até é importante, mas pra outros objetivos.
>
> Abs
>
> Em 8 de dezembro de 2011 23:20, Leonard de Assis <assis.leonard em gmail.com>escreveu:
>
>> Dani,
>>
>> Existem várias formas de se analisar estes dados. Eu particularmente
>> tentaria unir estas informações fazendo uma estratégia de processos
>> estocásticos (Acho teorico demais, mas é mais desafiante). O desafio
>> encontra-se na forte correlação temporal envolvida em tudo.
>>
>> Se partir para modelos lineares, creio que Poisson não seja uma boa
>> idéia, pois ficva meio "fora de escala'. O ideal seria smnalisar a
>> proporç~~ao que estes casos representam na população em estudo.
>>
>> Mas tudo isso é só palpite, cada um tem seu jeito de pensar e abordar
>> determinados problemas.
>>
>>
>> []s
>> Leonard de Assis
>> assis <dot> leonard <at> gmail <dot> com
>>
>>
>> Em 08/12/2011 11:24, Daniela Recchia escreveu:
>>
>>
>> Olá pessoal,
>>
>> a pergunta é mais teórica. Estou analisando o comportamento do sarampo
>> ao longo dos anos. Aqui, em 1999 foi criada a lei que diz que as criancas
>> devem ser vacinadas contra sarampo, cachumba e rubéola em 2 doses de
>> vacinas, para a garantia de aproximadamente 99% de protecao contra as
>> doencas.
>>
>> Mas a princípio, parece que ao decorrer do tempo (analiso de 2001 a
>> 2011) o numero de criancas com sarampo realmente diminui, após essa
>> campanha. Existem sim ainda algumas, devido a varios fatores (pais nao
>> querem vacinar os filhos, as criancas só tomam 1 vacina...) mas o numero de
>> adultos que apresentam sarampo tem aumentado, se comparado ao inicio da
>> campanha. Por exemplo, se olhar os dados de doentes no peridio de 2003-2005
>> e 2009-2011 os adultos infectados nesses ultimos anos sao bem mais do que
>> nos primeiros. (Na verdade nas idades de 15-39 anos)
>>
>> Entao a pincipio tenho dados para os doentes ao longo dos anos e por
>> idade, algo como:
>>
>> > dados2
>> Altersgruppe 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011
>> 1 00-00 107 156 39 14 38 156 24 28 50 29 66
>> 2 01-01 524 405 81 22 57 157 35 50 63 41 96
>> 3 02-02 420 313 42 9 30 68 20 31 15 25
>> 49
>> 4 03-03 359 320 71 10 40 73 25 42 20 16 47
>> 5 04-04 397 375 56 5 42 82 21 46 17 19 42
>> 6 05-09 1594 1527 262 17 250 446 123 210 83 127
>> 293
>> 7 10-14 1034 803 112 8 136 515 116 217 72 179
>> 340
>> 8 15-19 786 356 48 11 56 375 68 139 74 133
>> 218
>> 9 20-24 376 147 26 2 37 135 39 44 55 64 126
>> 10 25-29 175 85 12 8 31 110 32 41 49 45 99
>> 11 30-39 168 124 14 6 45 122 49 46 51 67 124
>> 12 40-49 49 29 11 8 13 39 11 13 17 28 70
>> 13 50-59 17 7 3 2 3 19 3 6 3 4
>> 8
>> 14 60-69 9 3 0 1 3 8 0 1 0 3
>> 3
>> 15 70 1 3 0 0 0 3 0 0 2 0
>> 3
>>
>> A minha idéia entao é rodar umt este estatistico, para a hipótese nula
>> H0: a proporcao(?) ou o numero de adultos doentes no periodo 2003-2005 nao
>> se diferencia significativamente dos doentes no periodo de 2009-2011.
>>
>> Tudo bem, meu próximo passo entao foi agrupar os dados, de talforma que
>> tenho agora grupo de pessoas de 0 a 4 anos, 5 a 14 anos, 15 a 39 anos e
>> acima de 40 anos. Para analisar por pediordos, simplesmente somei os casos
>> para os anos de 2003-2005 e 2009-2011. Ok, agora tenho um numero por
>> periodo e por grupo. Como compara-los efetivamente? Pois do jeito que
>> retrabalhei os dados, nao consigo aplicar o teste T para 2 populacoes, nao
>> tenho como medir normalidade e homocedasticidade. Na verdade, nao sei se o
>> jeito que formatei os dados para a análise está correta para analisar a
>> hipótese desejada.
>>
>> Como vcs fariam?
>>
>> Abracos,
>>
>> --
>> Daniela Rodrigues Recchia
>>
>> Master Student of Statistics - Technische Universität Dortmund.
>>
>> "It is better to have an inexact answer to the right question than a
>> precise one to the wrong question!"
>> John Tuckey
>>
>> __._,_.___
>>
>> <daniela_recchia em yahoo.com.br?subject=Res%3A%20an%E1lise%20de%20sarampo%20-%20como%20proceder%20com%20o%20teste%20de%20hip%F3teses%3F>| através
>> de email<STAT-MATH em yahoogrupos.com.br?subject=Res%3A%20an%E1lise%20de%20sarampo%20-%20como%20proceder%20com%20o%20teste%20de%20hip%F3teses%3F>| Responder
>> através da web<http://br.groups.yahoo.com/group/STAT-MATH/post;_ylc=X3oDMTJxOXVnYzhyBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzMyNTIxNDUEZ3Jwc3BJZAMyMTM3MTExNjA1BG1zZ0lkAzIzMzczBHNlYwNmdHIEc2xrA3JwbHkEc3RpbWUDMTMyMzM1MDY0Nw--?act=reply&messageNum=23373>| Adicionar
>> um novo tópico<http://br.groups.yahoo.com/group/STAT-MATH/post;_ylc=X3oDMTJlZnJnMnAyBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzMyNTIxNDUEZ3Jwc3BJZAMyMTM3MTExNjA1BHNlYwNmdHIEc2xrA250cGMEc3RpbWUDMTMyMzM1MDY0Nw-->
>> Mensagens neste tópico<http://br.groups.yahoo.com/group/STAT-MATH/message/23373;_ylc=X3oDMTM2OWhkNjBqBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzMyNTIxNDUEZ3Jwc3BJZAMyMTM3MTExNjA1BG1zZ0lkAzIzMzczBHNlYwNmdHIEc2xrA3Z0cGMEc3RpbWUDMTMyMzM1MDY0NwR0cGNJZAMyMzM3Mw-->(
>> 1)
>> Atividade nos últimos dias:
>>
>> - Novos usuários<http://br.groups.yahoo.com/group/STAT-MATH/members;_ylc=X3oDMTJmczk1dDY1BF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzMyNTIxNDUEZ3Jwc3BJZAMyMTM3MTExNjA1BHNlYwN2dGwEc2xrA3ZtYnJzBHN0aW1lAzEzMjMzNTA2NDc-?o=6>
>> 5
>>
>> Visite seu Grupo<http://br.groups.yahoo.com/group/STAT-MATH;_ylc=X3oDMTJldm9ycDRlBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzMyNTIxNDUEZ3Jwc3BJZAMyMTM3MTExNjA1BHNlYwN2dGwEc2xrA3ZnaHAEc3RpbWUDMTMyMzM1MDY0Nw-->
>> O que é melhor do que pagar pouco por algo que custa muito? Acesse Já.<http://global.ard.yahoo.com/SIG=15m93faov/M=804485.14750442.14520128.12960164/D=brclubs/S=2137111605:MKP1/Y=BR/EXP=1323357847/L=e825fecc-219f-11e1-8937-d7162331cc3c/B=n9WMOUoGYro-/J=1323350647634501/K=LG4CK5DeVkx6kGHJaaWjbg/A=6427439/R=0/id=mkp1/SIG=13iov27a9/*http://br.ofertas.yahoo.net/Home/Index?utm_source=yahoo&utm_medium=display&utm_content=y%21ofertas_mkp1_y%21ofertas2>
>> ------------------------------
>> Y! Encontros. É hora de dar uma chance a quem quer te conhecer!<http://global.ard.yahoo.com/SIG=15mnse4m1/M=758712.14532720.14632738.12960164/D=brclubs/S=2137111605:MKP1/Y=BR/EXP=1323357847/L=e825fecc-219f-11e1-8937-d7162331cc3c/B=ntWMOUoGYro-/J=1323350647634501/K=LG4CK5DeVkx6kGHJaaWjbg/A=6513102/R=0/id=mkp1/SIG=135l102dr/*http://tracking.parperfeito.com.br/ppbanner/bannerTracker?originId=1&identifierId=600288&actionId=1>
>> [image: Yahoo! Grupos]<http://br.groups.yahoo.com/;_ylc=X3oDMTJkZXY0MmYzBF9TAzk3NDkwNDM1BGdycElkAzMyNTIxNDUEZ3Jwc3BJZAMyMTM3MTExNjA1BHNlYwNmdHIEc2xrA2dmcARzdGltZQMxMzIzMzUwNjQ3>
>> Trocar para: Só Texto<STAT-MATH-traditional em yahoogrupos.com.br?subject=Mudar%20Formato%20de%20Envio:%20Tradicional>,
>> Resenha Diária<STAT-MATH-digest em yahoogrupos.com.br?subject=Envio%20de%20email:%20Resenha>• Sair
>> do grupo<STAT-MATH-unsubscribe em yahoogrupos.com.br?subject=Sair%20do%20grupo>• Termos
>> de uso <http://br.yahoo.com/info/utos.html>
>> .
>>
>> __,_._,___
>>
>>
>> _______________________________________________
>> R-br mailing list
>> R-br em listas.c3sl.ufpr.br
>> https://listas.inf.ufpr.br/cgi-bin/mailman/listinfo/r-br
>> Leia o guia de postagem (http://www.leg.ufpr.br/r-br-guia) e forneça
>> código mínimo reproduzível.
>>
>
>
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> --
> Fernando A.B. Colugnati
>
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>
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Fernando A.B. Colugnati
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