[R-br] [STAT-MATH] análise de sarampo - como proceder com o teste de hipóteses?
Leonard de Assis
assis.leonard em gmail.com
Sexta Dezembro 9 11:31:24 BRST 2011
Fernando,
foi exatamente isso que quis dizer quando sugeri processos estocásticos
(Modelos de fluxo migratório, estudantes na escola, dentre outros são
bem representados por meio de processos estocásticos) . Um estudo
demográfico caberia bem no problema, principalmente porque neste
problema, craramente vemos que 10 casos em um ano e 10 no ano seguinte
não são grandezas comparáveis, a primeira providência a ser tomada é
torná-la comparável, na mesma ordem de grandeza.
Quanto aos modelos lineares generalizados, creio ser possível utilizar,
pois existem modelos de efeito misto (Mixed effects models) que lidam
com estruturas de erro correlacionadas de maneira temporal. Nunca
utilizei estes modelos neste contexto, pode ser possível, teria que
pensar mais em cima deste problema.
Este "erro" de se comparar grandezas incomparáveis vem de muito tempo
no Brasil, basta uma busca simples no Google ou em nossas mentes mesmo
para acharmos divulgação de "Número de acidentes nas rodovias" divulgado
por estado ou rodovia. Ora vejamos: Além de cada estado possuir malhas
viárias de tamanhos diferentes e com circulação de veículos diferente,
temos diversos outros fatores "esquecidos", como condições da rodovia,
tipo de relevo, etc.
[]s
Leonard de Assis
assis <dot> leonard <at> gmail <dot> com
Em 09/12/2011 10:23, Fernando Colugnati escreveu:
> Pessoal, este é um problema clássico de epidemiologia e saúde pública,
> e a comparação deve ser feita estimando-se as incidênicas (casos
> novos/ ano*10.000habitantes, por exemplo, as unidades de tempo e
> população podem mudar), que podem ser via modelos de poissson,
> Binom.-negativo ou algum processo de contagem estocástico, como já
> sugerido. Mas não devem ser esquecidas correções para taxas de
> crescimento populacional, etc...enfim, como disse, é bem clássico.
> Este aumento pode ser um efeito de coorte (age-cohort effect), por
> exemplo.
>
> Lembre-se de onde vêm estes dados, são nacionais, regionais? Vieram de
> alguma base do MS (datasus)? É apenas a cobertura do SUS? A modelagem
> estatística só pode ser bem definida se vc souber o que estes dados
> representam, quais correções utilizar, etc...senão estará estimado
> apenas viéses, que até é importante, mas pra outros objetivos.
>
> Abs
>
> Em 8 de dezembro de 2011 23:20, Leonard de Assis
> <assis.leonard em gmail.com <mailto:assis.leonard em gmail.com>> escreveu:
>
> Dani,
>
> Existem várias formas de se analisar estes dados. Eu
> particularmente tentaria unir estas informações fazendo uma
> estratégia de processos estocásticos (Acho teorico demais, mas é
> mais desafiante). O desafio encontra-se na forte correlação
> temporal envolvida em tudo.
>
> Se partir para modelos lineares, creio que Poisson não seja uma
> boa idéia, pois ficva meio "fora de escala'. O ideal seria
> smnalisar a proporç~~ao que estes casos representam na população
> em estudo.
>
> Mas tudo isso é só palpite, cada um tem seu jeito de pensar e
> abordar determinados problemas.
>
>
> []s
> Leonard de Assis
> assis <dot> leonard <at> gmail <dot> com
>
>
> Em 08/12/2011 11:24, Daniela Recchia escreveu:
>>
>> Olá pessoal,
>>
>> a pergunta é mais teórica. Estou analisando o comportamento do
>> sarampo ao longo dos anos. Aqui, em 1999 foi criada a lei que diz
>> que as criancas devem ser vacinadas contra sarampo, cachumba e
>> rubéola em 2 doses de vacinas, para a garantia de aproximadamente
>> 99% de protecao contra as doencas.
>>
>> Mas a princípio, parece que ao decorrer do tempo (analiso de 2001
>> a 2011) o numero de criancas com sarampo realmente diminui, após
>> essa campanha. Existem sim ainda algumas, devido a varios fatores
>> (pais nao querem vacinar os filhos, as criancas só tomam 1
>> vacina...) mas o numero de adultos que apresentam sarampo tem
>> aumentado, se comparado ao inicio da campanha. Por exemplo, se
>> olhar os dados de doentes no peridio de 2003-2005 e 2009-2011 os
>> adultos infectados nesses ultimos anos sao bem mais do que nos
>> primeiros. (Na verdade nas idades de 15-39 anos)
>>
>> Entao a pincipio tenho dados para os doentes ao longo dos anos e
>> por idade, algo como:
>>
>> > dados2
>> Altersgruppe 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 20092010 2011
>> 1 00-00 107 156 39 14 38 156 24 28 50 29 66
>> 2 01-01 524 405 81 22 57 157 35 50 63 41 96
>> 3 02-02 420 313 42 9 30 68 20 31 15 25 49
>> 4 03-03 359 320 71 10 40 73 25 42 20 16 47
>> 5 04-04 397 375 56 5 42 82 21 46 17 19 42
>> 6 05-09 15941527262 17 250 446 123 210 83 127 293
>> 7 10-14 1034 803 112 8 136 515 116 217 72 179 340
>> 8 15-19 786 356 48 11 56 375 68 139 74 133 218
>> 9 20-24 376 147 26 2 37 135 39 44 55 64 126
>> 10 25-29 175 85 12 8 31 110 32 41 49 45 99
>> 11 30-39 168 124 14 6 45 122 49 46 51 67 124
>> 12 40-49 49 29 11 8 13 39 11 13 17 28 70
>> 13 50-59 17 7 3 2 3 19 3 6 3 4 8
>> 14 60-69 9 3 0 1 3 8 0 1 0 3 3
>> 15 70 1 3 0 0 0 3 0 0 2 0
>> 3
>>
>> A minha idéia entao é rodar umt este estatistico, para a hipótese
>> nula H0: a proporcao(?) ou o numero de adultos doentes no periodo
>> 2003-2005 nao se diferencia significativamente dos doentes no
>> periodo de 2009-2011.
>>
>> Tudo bem, meu próximo passo entao foi agrupar os dados, de
>> talforma que tenho agora grupo de pessoas de 0 a 4 anos, 5 a 14
>> anos, 15 a 39 anos e acima de 40 anos. Para analisar por
>> pediordos, simplesmente somei os casos para os anos de 2003-2005
>> e 2009-2011. Ok, agora tenho um numero por periodo e por grupo.
>> Como compara-los efetivamente? Pois do jeito que retrabalhei os
>> dados, nao consigo aplicar o teste T para 2 populacoes, nao tenho
>> como medir normalidade e homocedasticidade. Na verdade, nao sei
>> se o jeito que formatei os dados para a análise está correta para
>> analisar a hipótese desejada.
>>
>> Como vcs fariam?
>>
>> Abracos,
>>
>> --
>> Daniela Rodrigues Recchia
>>
>> Master Student of Statistics - Technische Universität Dortmund.
>>
>> "It is better to have an inexact answer to the right question
>> than a precise one to the wrong question!"
>> John Tuckey
>>
>> __._,_.___
>> <mailto:daniela_recchia em yahoo.com.br?subject=Res%3A%20an%E1lise%20de%20sarampo%20-%20como%20proceder%20com%20o%20teste%20de%20hip%F3teses%3F>
>> | através de email
>> <mailto:STAT-MATH em yahoogrupos.com.br?subject=Res%3A%20an%E1lise%20de%20sarampo%20-%20como%20proceder%20com%20o%20teste%20de%20hip%F3teses%3F>
>> | Responder através da web
>> <http://br.groups.yahoo.com/group/STAT-MATH/post;_ylc=X3oDMTJxOXVnYzhyBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzMyNTIxNDUEZ3Jwc3BJZAMyMTM3MTExNjA1BG1zZ0lkAzIzMzczBHNlYwNmdHIEc2xrA3JwbHkEc3RpbWUDMTMyMzM1MDY0Nw--?act=reply&messageNum=23373>
>> | Adicionar um novo tópico
>> <http://br.groups.yahoo.com/group/STAT-MATH/post;_ylc=X3oDMTJlZnJnMnAyBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzMyNTIxNDUEZ3Jwc3BJZAMyMTM3MTExNjA1BHNlYwNmdHIEc2xrA250cGMEc3RpbWUDMTMyMzM1MDY0Nw-->
>>
>> Mensagens neste tópico
>> <http://br.groups.yahoo.com/group/STAT-MATH/message/23373;_ylc=X3oDMTM2OWhkNjBqBF9TAzk3NDkwNDM3BGdycElkAzMyNTIxNDUEZ3Jwc3BJZAMyMTM3MTExNjA1BG1zZ0lkAzIzMzczBHNlYwNmdHIEc2xrA3Z0cGMEc3RpbWUDMTMyMzM1MDY0NwR0cGNJZAMyMzM3Mw-->
>> (1)
>> Atividade nos últimos dias:
>>
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>> 5
>>
>> Visite seu Grupo
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>>
>> O que é melhor do que pagar pouco por algo que custa muito?
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>>
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