[R-br] R help

Edson Lira edinhoestat em yahoo.com.br
Quarta Dezembro 7 10:36:37 BRST 2011

Edmar, os  livros indicam que para qualquer estudo, incialmente deve-se fazer uma Anãlise Exploratória de Dados, coisas do tipo: média, moda, boxplots, histogramas dentre outras "olhadas" nas variáveis.

A seguir, você precisa definir o delineamento, ou seja, classificar o tipo de análise que você quer fazer. Tipo regressão, DIC, compração de médias, etc.

Portanto, um CMR-comando mínimo reproduzível-  deve ajudar na ajuda, sem conhecer a natureza de suas variáveis, dificulta na ajuda.

[]'s.

Edson Lira
Estatístico
Manaus-Amazonas

________________________________
 De: Edmar Alino <edmaralino em gmail.com>
Para: r-br em listas.c3sl.ufpr.br
Enviadas: Quarta-feira, 7 de Dezembro de 2011 8:27
Assunto: Re: [R-br] R help

Prezados
A última coluna é resultado de um sistema tipo black box e nao tenho acesso aos modelos internos infelizmente. Ademais os modelos são não lineares e algumas vezes apresenta descontinuidades.
Que tipo de inferência estatística posso almejar? Informações sobre a importância (peso) de cada variável, inter-relação entre as variáveis ou bloco de variáveis, sensibilidade, etc. Como o software R pode me auxiliar?
Grato antecipadamente pela ajuda!
Edmar Alino