[R-br] Objetos da Classe SpatialPolygonsDataFrame

Leonel Lucena Rodrigues leonellucena em gmail.com
Terça Agosto 23 15:21:54 BRT 2011

 Boa Tarde,

 Estou com duas dúvidas sobre objetos da classe SpatialPolygonsDataFrame.
Tenho arquivos em formato shapefile, que é considerado pelo R como um objeto
da classes polígono espacial, e este tem alguns slot's como "labpt" e
"area".  Então venho pedir ajuta em duas questões.

1º Qual a função, e o pacote, que me fornecerá apenas o slot "coords" ?

    Sei existe uma forma de fazer com que o programa selecione as
coordenadas de polígono, atualmente utilizo a função scan(), mas gostaria de

utilizar uma outra.

2º  Caso venha a conseguir alguma estimativa, Kernel e.g., existirá um viés
     se os dados não tiverem projeção ?

    Na cartografia, mais especificamente no ArcMAP, utilizo o sistema de
coordenadas adotado atualmente pelo IBGE (SIRGAS 2000), no R esse processo
está em desenvolvimento.

Abraço a todos.