[R-br] Coeficiente de correlação em glm é correto?

Alexandre Santos alexandresantosbr em yahoo.com.br
Domingo Agosto 21 18:12:54 BRT 2011

Boa noite pessoal,

Venho colocar uma questão para os colegas estatísticos, até onde sei os modelos ajustados com GLM não
são representados com o R^2. Porém, normalmente em revistas de entomologia (minha área) contam com editores
da velha escola estatística que ficam batendo o pé para se colocar o R2 em todos os modelos ajustados, onde coloco a
questão esta correto?Bom, tentei realizar o cálculo do R^2 usando aquelas abordagens que inúmeras vezes apareceram
nas listasdo grupo do R sobre R^2 para modelos não lineares e fiz o seguinte cálculo:

##Ajustando o modelo com distribuição de erros binomial
> m.model4<-glm((par/100)~densidade+I(densidade^2)+I(densidade^3), data=dados2,family="quasibinomial") > SQEm1<-summary(m.model4)$deviance^2*summary(m.model4)$df.residual#Soma de quadrados do erro > SQEm1 [1] 2387.366 > SQTm1<-var(par)*(length(par)-1)#Soma de quadrados total corrigida > R2<-1-SQEm1/SQTm1 > R2 [1] 0.8679119

Diante do problema apresentado isso esta correto? Obrigado,

Alexandre dos Santos
Engenheiro Florestal, MSc.
Universidade Federal de Lavras
Departamento de Entomologia