[R-br] [OFF-Topic] Mendelev

Walmes Zeviani walmeszeviani em gmail.com
Segunda Agosto 15 21:34:37 BRT 2011

Vou tentar explicar.

O mendeley é:
1) um gestor de referência bibliográfica. Quando você pesquisa artigos,
eveltualmente cai em sites como Scielo, Science Direct, Scopus, etc,  o
mendeley é capas de retirar os metadados do artigo/livro/etc (titulo, autor,
ano, periodico, número, paginas) e armazenar. Assim facilmente você é capaz
de gerar, via mendeley, a citação daquele artigo. Similares ao mendeley são
Zotero (plugin do firefox que já uso e é ótimo), EndNote (pago, povo do
windows que gosta). Você exporta o resultado para Word, Open Office e
Bibtex. Ou seja, sua referência sai pronta! Possui diversos formatos para a
saída da citação (ABNT, etc).
2) um gestor de arquivos pdf. Com o mendeley você pode gerenciar seus
artigos em pdf. Pelo que vi no site, você pode abrir os documentos nele e
com recursos de texto (caneta marca texto, notas, sublinhado) você destaca o
conteúdo importante do artigo, além de atribuir a ele informações como
título, autores, palavras chaves, que facilitar reencontra-lo numa pesquisa
dias depois.
3) um buscador de artigos. Pelo que percebi não é forte dele, mas ele tem um
campo de busca por termos (como google) mas um pouco pobre em termos de
filtro e opções avançadas.
4) um curriculo. Sim, você sobre lista as suas publicações nele assim como
faz com o Lattes. Pode subir foto, endereço, trabalho, biografia,
interesses, etc.
5) uma rede social. Rede social para colaboração acadêmica. Permite que você
adicione pessoas e que com isso consiga colaborar na escrita de um mesmo
artigo, compartilhando as referências bibliográficas que cada um conseguiu.
O trabalho de um fica visível para o outro. Eu ainda não testei como é
trabalhar em equipe via mendeley.
6) um miniblog. Tem uma campo de status onde você pode escrever o que pensa,
enviar mensagens, etc.

Eu sempre usei o Zotero para gerar citações (de livros via amazon.com, de
artigos via scopus, science direct). Achei que o mendeley fosse algo
semelhante mas vi que ele oferece muito mais recursos. Recomendo fortemente
para aquelas pessoas em fase de Dissertação/Tese e para aquelas que fazem
colaboração com outras pessoas. O que é muito importante, o mendeley é
multiplataforma, assim, eu colaboro do Linux com quem usa o "janelas".
Outra: você instala ele na sua máquina e sincroniza com o conteúdo da sua
conta no site, assim, tudo que eu subir para ele do trabalho pode ser
descido aqui na minha casa via sincronização (isso é realmente fantástico).
Se você não conhece esse tipo de ferramenta, não tenha medo. Vá ao site,
crie uma conta (é livre e pode deletar depois). Entre num site de busca de
artigos e gere uma referência bibliográfica. Duvido que vá se arrepender.
Aos poucos, migre para o LaTeX, depois para o Linux. Também não vai se
arrepender.

Walmes Marques Zeviani
LEG (Laboratório de Estatística e Geoinformação, 25.450418 S, 49.231759 W)
Departamento de Estatística - Universidade Federal do Paraná
fone: (+55) 41 3361 3573
VoIP: (3361 3600) 1053 1173
e-mail: walmes em ufpr.br
twitter: @walmeszeviani